Na batalha contra o Aedes aegypti, Secretaria Municipal de Saúde segue intensificando trabalho casa a casa

22/03/2016

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Controle de Vetores, segue atenta na batalha contra o mosquito Aedes aegypti, que vem assustando o país, com o aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, sendo que a última doença pode estar associada a algumas complicações, como a microcefalia em recém-nascidos e a Síndrome de Guillain-Barré, por exemplo.

            Por isso, há cerca de um mês, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando o trabalho de visitação casa a casa, também aos sábados, para sensibilizar a população no combate ao mosquito transmissor das doenças. “Não podemos é deixar o Aedes aegypti nascer, portanto, a eliminação de criadouros e a verificação constante de imóveis habitados ou não, são atitudes essenciais para a prevenção. Precisamos lembrar que, 10 dias que a pessoa passe sem examinar suas lajes e calhas, por exemplo, já é o suficiente para que cerca de 200 novos mosquitos possam nascer”, alerta a secretária da pasta, Rita Rosana Montenegro.

            O trabalho de abordagem dos moradores tem atingido o resultado esperado, conforme avalia o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Juliano Mossin. “Esse trabalho tem a função de reforçar junto aos moradores, a importância de inspecionar os imóveis e possíveis criadouros, pelo menos, duas vezes por semana. É um lembrete para os cidadãos que estão em dia no combate à dengue, e um alerta para aqueles que, até pela correria do dia a dia, acabam se esquecendo dos cuidados básicos. Além disso, com a realização desse trabalho aos sábados, temos mais possibilidade de encontrarmos os munícipes em suas residências, ou seja, os registros de imóveis fechados caem sensivelmente”, pontua.

            Neste sábado, dia 19, das 7h às 13h, a equipe do Núcleo de Controle de Vetores atuará em duas regiões: nos bairros Centro, Alto do Ginásio e Jardim Santa Paula, e também no Jardim Iracema, Jardim Alvorada e Jardim América. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3945-5369. (Assessoria de Comunicação PMS)