NA CONTRAMÃO DA ECONOMIA - Natal turbinado movimenta o comércio

28/12/2015

Lena Aguilar

Nesta semana o comércio sertanezino, supreendentemente, recebeu um número muito grande de consumidores que foram às compras de Natal. Isso vai na contramão da crise econômica que atinge os brasileiros no comércio, na indústria e na alta taxa de desemprego.

Para os especialistas em economia, o Natal possui seus valores. Esta data está principalmente associada a dar presente e, consequentemente, ao consumismo desenfreado.

“As pessoas são oprimidas pela mídia a consumir impulsivamente. O que é interessante nesta interação é saber escolher os produtos na hora da compra. Percebo que as pessoas estão pesquisando mais e isso gera um movimento maior em busca do melhor preço”, comenta o professor de administração Gilberto Bellini.

Para um dos comerciantes, que não quis se identificar e que é proprietário de uma loja de confecções, o movimento está maior por enquanto apenas nas pesquisas. “A expectativa de vendas é de 15% a mais em relação ao ano passado”, disse ele.

Os consumidores aproveitam esta época do ano para irem às compras, mas disseram que estão pesquisando muito antes para conseguir presentear amigos e principalmente familiares.

“Penso que todo este movimento é em busca do melhor preço. Como no meu caso. Já vim ao centro uma três vezes a fim de investigar a qualidade do produto e o valor. As pessoas estão de um lado para outro porque tem que presentear, mas com cautela”, explica o consumidor Carlos Braz.