Natal
Natal. Qual significado desse termo para você, caro leitor?
Quando perguntei à minha filha de 11 anos de idade o que ela entende sobre Natal, ela disse: “é uma celebração para ficar com a família e lembrar do nascimento de Jesus”. Mãe coruja que sou, fiquei derretida com a resposta, já que também compartilho do mesmo pensamento.
Para nós, cristãos, a data é uma celebração que lembra o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus, que veio para salvar o mundo.
Enquanto alguns celebram o Natal, outros não comemoram, devido à religião que seguem ou à falta dela. E como vivemos num país livre, cada um acredita que no bem lhe entender e também, em muitos casos, de acordo com a criação familiar que teve; e todos devemos respeitar a crença de cada pessoa.
O fato, é que, independentemente da religião de cada ser humano, milhões de pessoas comemoram tal data em vários lugares do mundo, reunindo-se com familiares e amigos, em confraternizações à noite e durante o dia, vivendo momentos de união, integração e até de reencontros, já que tal data pode propiciar a aproximação de pessoas que não se veem com frequência por variados motivos.
Para muitos, principalmente para as crianças, a data é festiva e aguardada ansiosamente ao longo do ano, pois é o momento de saber se alguns desejos serão realizados pelo bom velhinho, o Papai Noel.
Para tantos outros, o Natal causa tristeza, por não terem mais a presença física de algum ou alguns familiares que já não se encontram no plano terrestre.
Há também aqueles que, mesmo com as dores guardadas no peito pela partida física de um ente querido, doença na família, entre outros problemas vividos, fazem questão de manter a tradição e seguir com os encontros festivos, para celebrar o nascimento de Jesus, e também agradecer pelo dom da vida e por todas as bênçãos recebidas.
Existem ainda aqueles que, nessa época do ano, fazem diversos atos de caridade em prol de famílias, crianças e entidades, já que o espírito natalino de fraternidade invade muitos corações, fazendo aflorar ainda mais atitudes solidárias nos seres humanos. Isso é lindo de se ver! E de se fazer também!
Assim como tudo na vida, há os que amam o Natal; os que gostam; os que não gostam; e aqueles que seguem indiferentes à referida data.
Todavia, independentemente da crença e momento de cada ser humano, que é único, acredito que, assim como em datas festivas como essa, devemos nos dedicar mais frequentemente em prol do nosso próximo e de um mundo melhor, ao longo de todo ano. E por que não, assim como as crianças, nos reabastecermos diariamente de doses de magia, lutando e acreditando que nossos sonhos serão realizados? Afinal, aquilo que pensamos e batalhamos para conquistar, um dia será alcançado!
Hoje e todos os dias, desejo a você, amigo leitor, uma Feliz Vida!
Por: Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez
jornalista. MTB: 47.966