NEGÓCIOS - FENASUCRO & AGROCANA aquece a economia de Sertãozinho em agosto
Durante quatro dias, Sertãozinho se torna polo nacional e internacional do setor sucroenergético com a realização da FENASUCRO & AGROCANA. Neste ano, a 25ª edição deve movimentar até R$ 3,1 bilhões em negócios no evento entre os dias 22 e 25 de agosto. E a cidade que tem 121 mil habitantes e o 66º PIB do Estado de São Pulo, também fatura –e muito– com alta de até 40% na movimentação econômica durante os dias de evento.
“É o principal evento da cidade e muito importante para gente, a movimentação é muito positiva durante a semana da FENASUCRO & AGROCANA. Abrimos às 11h e só fechamos quando o último cliente vai embora”, diz Antonio Carlos de Figueiredo, sócio da Cachaçaria de Sertãozinho, que vê seu movimento crescer de 30% a 40% nos dias do evento.
E neste ano, pela primeira vez, o restaurante vai montar uma unidade dentro da FENASUCRO & AGROCANA. “Fizemos essa parceria para atender também em um espaço dentro do evento. O que é muito positivo pois vai gerar a contratação de profissionais”, diz Figueiredo.
No Comfort Hotel de Sertãozinho todos os 112 apartamentos ficam ocupados durante os dias de evento. “Temos uma alta de 70% em nossa movimentação. Com hóspedes que estão na cidade para a FENASUCRO & AGROCANA, vindo de diversas regiões do Brasil e Países como Colômbia e Chile”, diz Patrícia Braga da Silva Martins, gerente do hotel.
Ainda segundo ela, a receita do restaurante do hotel também cresce, além da movimentação do comércio em geral da cidade. “Vemos muitos hóspedes e visitantes consumido nas lojas do Centro, chegam com sacolas. É uma movimentação muito positiva.”
O presidente da ACIS (Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho), Paulo Roberto Scaranelo, diz que o mercado local recebe qualificação para receber os turistas. “Temos um programa para preparar os comerciantes e fazer com que eles aproveitem ainda mais esse turismo de negócios para ampliar faturamento”, diz.
"A FENASUCRO & AGROCANA além de gerar negócios e proporcionar qualificação profissional, tem como característica estimular a economia, tanto da cidade de Sertãozinho quanto da região, com a criação de empregos diretos e indiretos, durante a montagem, os quatro dias de evento e desmontagem, englobando também o comércio e o turismo", diz Aparecido Luiz, presidente do CEISE Br.
Mais uma movimentação importante que a FENASUCRO & AGROCANA proporciona à cidade de Sertãozinho e toda a região é a geração de empregos. Segundo a organização do evento, após uma parceria com a prefeitura da cidade, de 85% a 90% da mão de obra contratada para a realização do evento é de Sertãozinho. (Com informações da Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação)