No dia 14 de agosto, é comemorado o Dia do Combate à Poluição. Essa data busca conscientizar para a procura de soluções a esse grave problema ambiental.
Eu, Dra. Rita, fui diretamente à Secretaria do Meio Ambiente de Sertãozinho para conferir os trabalhos de nossa cidade para este setor.
O que é poluição?
A poluição é geralmente definida como a degradação física e química do meio ambiente. De acordo com a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, ela é considerada a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Entende-se, portanto, que a poluição é um processo que afeta não só o ambiente, como também todos os seres vivos, incluindo a população humana e suas atividades econômicas e sociais. Diante disso, é essencial que, para a saúde do planeta e das gerações futuras, tomemos medidas rápidas.
Devemos fazer nossa parte com atitudes muito simples, como:
Separar o lixo orgânico e reciclável;
Evitar o uso de sacolas plásticas;
Reutilizar embalagens sempre que possível;
Evitar utilizar o carro, preferindo sempre caminhadas, bicicletas e transporte público.
Curiosidades
Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Plástico: demora 200 anos. Latas de alumínio: de 200 a 500 anos.