Novas regras autorizam a perícia médica sem atendimento presencial

03/05/2021

Já estão valendo as novas regras para pedir o afastamento no INSS sem a perícia presencial. O segurado pode solicitar o benefício diretamente no site oficial da Previdência, no MEU INSS, quando o município onde ele residir estiver entre uma dessas três situações: quando houver impossibilidade de abertura da agência de atendimento devido a adoção de medidas de isolamento; quando houver redução de servidores da Perícia Médica ou quando o atendimento presencial tiver tempo de espera superior a sessenta dias.

 

QUEM PODE SOLICITAR O BENEFÍCIO

As regras de realização da perícia sem a avalição irão valer até o final deste ano, até 31/12/2021. Podem solicitar o auxílio por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, o segurado que estiver em dia com a previdência e possuir alguma incapacidade que o impeça de exercer atividades que garanta a subsistência. Também é preciso comprovar a carência, que é o número mínimo de contribuições necessárias para ter direito ao benefício. A solicitação deve ser feita no site do INSS. Depois da solicitação a Perícia Médica Federal analisará os documentos e o INSS dará o desfecho do processo.

 

Primeiro os documentos serão analisados pelo Perito Médico Federal. Dependendo da decisão da Perito, o INSS vai notificar o solicitante com uma de três decisões: a concessão do benefício, se ficar provada a incapacidade; o indeferimento do benefício, se não ficar provada a incapacidade; e em caso de dúvida, será solicitado que o segurado agende um exame médico pericial presencial.

 

Confira meu vídeo no YouTube. Eu explico mais sobre este assunto!

https://www.youtube.com/watch?v=nFc1MId6KZs