“Novembro Azul”: é hora de falar sobre a saúde do homem!

07/11/2016

Chegou a hora de colocar em pauta a saúde do homem, com o início da Campanha “Novembro Azul”, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em Sertãozinho, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial, para ampliar o acesso dos cidadãos às informações preventivas. “Vamos realizar palestras gratuitas nas Unidades Básicas de Saúde e em outros equipamentos da rede socioassistencial, para alertar sobre a importância da realização do exame de próstata para homens acima de 50 anos e, ainda, para reforçar as orientações a respeito das doenças crônicas de grande prevalência entre o público masculino, como hipertensão e diabetes, por exemplo”, destaca a secretária da pasta, Rita Rosana Montenegro.

Mais uma vez, a ação contará com o apoio da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), que distribuirá materiais informativos para pacientes e seus familiares e cuidadores cadastrados no programa.

Confira a programação da Campanha “Novembro Azul”, lembrando que todas as atividades são abertas ao público:

 

- 08/11, terça-feira, às 9h, na UBS “Francisco Xavier de Carvalho” (Cohab 8) - Palestra sobre Saúde do Homem

- 08/11, terça-feira, às 10h30, na UBS “Jaime Bonifácio da Silva” (Jardim Santa Rosa) -  Roda de conversa sobre Saúde do Homem

- 11/11, sexta-feira, às 14h, na UBS “Dr. Fauze Ali Mere” (Shangri-lá) - Roda de conversa sobre Diabetes e Hipertensão

- 17/11, quinta-feira, às 13h30, no CAPS-AD (Centro) – Roda de conversa sobre Saúde do Homem

- 18/11, sexta-feira, às 9h, na UBS “José Pereira de Carvalho” (Cohab 3) – Palestra sobre Câncer de Próstata, com os alunos de Enfermagem da Faculdade São Luís

- 22/11, terça-feira, às 10h, na UBS “Olívia Mendes Mossim” (Jardim Jamaica) - Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata, com o médico Dr. Camil Curi Neto

- 23/11, quarta-feira, às 9h, na USF “Dr. Luiz Albanez Neto” (Jardim Helena) – Palestra sobre Saúde do Homem

- 24/11, quinta-feira, às 9h, no Centro de Convivência do Idoso (Jardim Sumaré) - Café e roda de conversa sobre Saúde do Homem, com os profissionais da EMAD

- 25/11, sexta-feira, às 9h, na UBS “José Pereira de Carvalho” (Cohab 3) – Palestra sobre Hipertensão Arterial, com os alunos de Enfermagem da Faculdade São Luís

- 25/11, sexta-feira, às 9h, no Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Alvorada (CRAS 2) - Roda de conversa sobre Saúde do Homem, com a equipe de enfermagem da UBS “José Joaquim Bonfim”

- 28/11, segunda-feira, às 13h, na sala de espera do Ambulatório de Ortopedia (Jardim Grande Aliança) – Roda de conversa sobre Saúde do Homem

 

Saiba mais sobre o câncer de próstata

 

No Brasil, o câncer de próstata (glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen) é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, até o final deste ano, o Brasil deve registrar um total de 61.200 novos casos de câncer de próstata. No ano de 2013, a doença foi responsável 13.772 mortes no país.

 

Diagnóstico e tratamento

 

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio do toque retal e da dosagem do hormônio PSA no sangue. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer. “É importante reforçar que, se identificado precocemente, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. Portanto, todos os homens com mais de 50 anos devem procurar seu urologista de confiança, para realizar o exame uma vez ao ano”, pontua a secretária de Saúde, Rita Montenegro.

Em Sertãozinho, o exame de toque retal pode ser facilmente agendado na rede básica de saúde, que conta com quatro especialistas em urologia. Por mês, o município realiza aproximadamente 600 consultas nessa área. Já em 2015, a rede municipal de saúde realizou 3.269 exames do hormônio PSA. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho, com informações do INCA)