NOVIDADE - Consultas da Rede Municipal de Saúde passam a ser confirmadas por mensagem SMS
O mês de abril começou com uma novidade para os cidadãos atendidos pela Rede Municipal de Saúde de Sertãozinho, que passaram a ter suas consultas confirmadas por mensagens de SMS. A iniciativa está complementando o trabalho iniciado pela Central de Regulação de Consultas no ano passado, quando o agendamento passou a ser confirmado através de ligações telefônicas para os munícipes, o que vem melhorando a comunicação entre os serviços de saúde e a população.
De acordo com o gerente administrativo da Central, Fabio Veiga Spolidoro, desde o início do mês, todos os cidadãos que tiverem seus números de telefones celulares cadastrados e atualizados junto à Secretaria Municipal de Saúde, receberão o aviso de suas consultas por SMS. “É importante destacar que, uma ação não elimina a outra; por isso, quem não possui números de celulares cadastrados, não precisa se preocupar, pois se possuir um número de telefone fixo no cadastro, continuará recebendo as ligações que confirmam as consultas”, explica Fabio, que completa: “é válido lembrar que, as ligações e mensagens são disparadas apenas para casos de novas consultas e não para os retornos, e com exceção das especialidades de clínica médica, ginecologia/obstetrícia e pediatria, cujos agendamentos seguem sendo realizados diretamente nas UBSs”.
Na semana passada, a aposentada Olga Idê Jacob, 66 anos, teve duas de suas consultas confirmadas por meio de mensagens enviadas para o seu telefone celular. “Eu tinha encaminhamentos para me consultar com o cardiologista e o oftalmologista. Quando recebi as mensagens confirmando meus agendamentos, achei muito interessante e prático. Além disso, fiquei bastante satisfeita com a agilidade do agendamento, pois peguei os encaminhamentos há três semanas e, com o oftalmologista, me consultei na terça-feira, dia 14. Foi muito rápido. Minha filha, por exemplo, que tem convênio, também precisou marcar consulta com o oftalmologista do plano de saúde, e só conseguiu agendamento para daqui a dois meses”, afirma.
Para a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, a Central de Regulação vem aprimorando seus procedimentos dia após dia. “O bom desempenho da Central está baseado na união da padronização de procedimentos com o profissionalismo e a dedicação dos servidores que atuam no setor. Quando assumimos a pasta, em 2013, a especialidade de oftalmologia possuía uma demanda crítica, em que a espera figurava entre 10 e 12 meses por uma consulta. Hoje, o prazo de agendamento para consultas já está normalizado, sendo que as mesmas são marcadas em até 30 dias. Tudo isso é fruto dos investimentos da Administração Municipal, que trata a saúde com seriedade e de forma prioritária”, avalia a secretária, que pontua: “agora, o setor está empenhado em regular as consultas de casos novos de psiquiatria e psicologia, trabalhando em conjunto com os profissionais de saúde mental, para avaliar a real demanda da especialidade e subespecialidade, para que possamos adequar a oferta de vagas com a demanda dos serviços”.
Cidadãos, que ainda não possuem os números de seus celulares cadastrados, podem solicitar a atualização de seus dados junto à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Basta apresentar o seu cartão de atendimento.
Outra novidade
A Central de Regulação de Consultas, que antes funcionava em uma das salas do Centro de Saúde II, está funcionando em novo endereço. Desde o último dia 13, o setor passou a atender anexo à UBS “Dr. Fauze Ali Mere”, no Shangri-lá.
O horário de atendimento ao público continua o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. É importante destacar que, por se tratarem de dados sigilosos, a Central de Regulação não fornece informações sobre o andamento de agendamentos por telefone; apenas pessoalmente, e mediante apresentação de documento oficial do paciente.
Reforçando: o novo endereço do setor é rua Luiz Cancian, s/nº (esquina com a rua José Soldera), no bairro Shangri-lá. (Assessoria de Comunicação PMS)