O suco do Zé

17/07/2023

Se formos falar aqui sobre os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública, certamente não caberia neste espaço. Todo mundo sabe, eu lido com jovens. Falo com eles através da música, sim, mas cada vez mais essa convivência me mostra como são diversos os fatores que proporcionam resultados negativos na sua educação. A prática da boa música é exigente, requer estudos prévios de outras áreas do conhecimento, e... jovens que revelam grande talento, uma sensibilidade e um enorme senso de honestidade e de bons costumes, que são um protótipo de futuros ótimos cidadãos, estão sendo vítimas de um logro cujas raízes já vêm de lá de trás, onde seus professores foram "formados"

Um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6°ano do ensino fundamental e não dominam as habilidades de ler e escrever. Outros que já tendo até ingressado numa faculdade ainda não são capazes de fazer cálculos "à mão", não sabem tabuada! As faculdades, em cursos presenciais ou até mesmo em cursos à distância – a proliferação desses últimos é estarrecedora -, formam até doutores em uma ou outra especialidade" arranjada conforme a conveniência. As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores e isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar. Mas continua.

A cada ano estamos colocando mais diplomados no mercado de trabalho, que, após certo prazo de carência, são cobrados pelo financiamento que alguém lhes deu para estudarem - frequentar uma escola seria mais apropriado. E nós os encontramos aos montes procurando um emprego ou tentando um concurso público, com um diploma na mão e nenhum conhecimento correspondente àquela área na cabeça... Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira. Todos os que atuam na educação recebem baixos salários? Professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes?

Eu cá tenho comigo algumas respostas, mas o Zé Alberto, após formado, não perdeu tempo e abriu logo um negócio próprio: "O ENGENHEIRO QUE VIROU SUCO” Conheci sua lanchonete em uma das minhas viagens pelo Brasil. O freguês pode escolher o sabor. Todos são muito gostosos. ENQUANTO EU OLHAVA E SABOREAVA UM DELICIOSO SUCO DE MORANGO COM MELANCIA, DEI-ME CONTA DA SORTE. AINDA BEM QUE ELE NÃO SE FORMOU EM MEDICINA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!