Obesidade x testosterona: qual a relação entre as duas?
Primeiramente, precisamos entender o papel da testosterona em nosso corpo. De forma resumida, a testosterona tem um papel fundamental na manutenção do metabolismo e nas vias de queima e acúmulo de gordura corporal, ou seja, um baixo nível de testosterona pode influenciar no seu controle de peso.
Homens com baixos níveis de testosterona têm maior predisposição a acumular gordura, o que torna essa deficiência hormonal um agravante para a obesidade.
Por outro lado, também se sabe que a obesidade em si leva os homens a uma redução dos níveis hormonais de testosterona. A inflamação do organismo de um indivíduo obeso gera uma toxicidade nos testículos, culminando num comprometimento dessa produção hormonal.
É uma via de mão dupla e uma “bola de neve”, em que um piora e retroalimenta o outro.
Obesidade é um fator de risco tremendo para infarto agudo do miocárdio, AVC, câncer e diabetes tipo 2. Some isso a deficiência de um hormônio tão importante quanto a testosterona, que regula tantas funções do nosso corpo, e temos a receita para uma vida muito mais curta e de péssima qualidade. Estar com um peso adequado e com bons níveis hormonais não é questão de estética, mas de saúde e bem-estar.
É sempre importante estar em forma, com uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente para manter uma boa qualidade de vida. Em caso de sintomas de baixa testosterona ou qualquer outro tipo de déficit hormonal, procure imediatamente um profissional.