OBRAS - Reforma da Praça “Mané Gaiola” entra na fase final

Visão geral da Praça “Mané Gaiola”, onde está localizada a Casa da Cultura. Em breve, serviços de reforma serão finalizados e o espaço será entregue à população
26/10/2015

A Administração Municipal está se preparando para a entrega de mais uma importante obra: a reforma da Praça “Manoel Rodrigues Santinho”, popularmente conhecida como Praça “Mané Gaiola”, localizada no Centro da cidade.

            Os serviços, que foram iniciados em janeiro, estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e contabilizam um investimento de mais de R$ 325 mil – recurso oriundo de convênio celebrado junto à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, além de contrapartida do próprio município. A obra consiste, principalmente, na retirada e colocação de nova pavimentação em mosaico português, e no sistema de iluminação da praça, além da pintura do prédio da Casa da Cultura.

            “Trata-se de um importante trabalho de revitalização, que há muito tempo era solicitado pelos moradores do entorno da Praça. A obra está em fase final, com previsão de ser entregue no dia 07 de novembro”, comenta o secretário municipal de Obras, Carlos Alberto dos Anjos.

O Departamento de Cultura e Turismo já está elaborando uma programação especial para o mês que marcará a entrega da reforma. “Essa praça tem uma representatividade muito grande para a cultura sertanezina, pois imortalizou a figura do cidadão Manoel Rodrigues Santinho, o popular Mané Gaiola. Estamos trabalhando para que, durante todo o mês de novembro, possamos oferecer à população atividades culturais gratuitas, valorizando os artistas da nossa cidade”, pontua.

Mais sobre Mané Gaiola

Um representante da pluralidade. Assim pode ser lembrado o saudoso cidadão sertanezino Manoel Rodrigues Santinho, o Mané Gaiola, já que, tamanha foi sua participação na sociedade, que impossibilita definições.

Apaixonado pelo Carnaval, na década de 1930 deixou apenas de se fantasiar para a folia, criando o “Bloco do Mané” que, para muitos, à época, era a única diversão na cidade.

A partir de 1940, passou a colocar seus bonecos na rua durante o período carnavalesco, que iam desde elefantes, onças e gorilas, até índios, esqueletos, palhaços e falsas mulheres.

Era um defensor das tradições culturais, tendo importante participação nas celebrações do “13 de maio” (libertação dos escravos), nas festas juninas de Sertãozinho e região, na Páscoa e no Natal.

Mané Gaiola também trilhou nos caminhos da música e do esporte – duas outras paixões que cultivou enquanto viveu.

Faleceu no ano de 1998, aos 81 anos, justamente na semana do Carnaval, deixando um legado cultural para o município, cujas obras podem ser apreciadas no Centro Municipal de Memória.

A praça, cuja reforma será finalizada nas próximas semanas, recebeu seu nome no ano 2000, a partir de uma denominação aprovada pela Câmara Municipal, e de autoria do vereador Lúcio Martins de Freitas. (Assessoria de Comunicação PMS)