Ocorrências de furtos e roubos caem 87% no entorno do Hospital das Clínicas da USP com apoio da tecnologia
Totens multifuncionais promovem integração com autoridades e aumentam a segurança para quem circula diariamente no maior complexo de saúde pública da América Latina
Diariamente, mais de 45 mil pessoas transitam pelo entorno do chamado Quadrilátero da saúde e ensino de São Paulo. Considerado o maior complexo de saúde pública da América Latina, esse agrupamento de prédios e instituições, em funcionamento desde 1944, é composto por diversas unidades de referência, tendo como principal o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC- FMUSP).
Nos últimos anos, a segurança na região foi reforçada com a implementação de um plano de segurança e prevenção, elaborado por uma equipe multidisciplinar e coordenada pela Diretoria de Segurança Corporativa do HC-FMUSP. Um dos destaques desta iniciativa é a escolha de serviços e equipamentos que integram tecnologia e proteção, como a instalação de totens de segurança.
Os equipamentos foram instalados em locais estratégicos, como a Avenida Dr. Arnaldo e o Viaduto Okuhara Koei. Desde a implementação dos dispositivos no complexo do HC-FMUSP, observou-se uma queda de aproximadamente 87% nas ocorrências de furtos e roubos, ao comparar os números de 2017 com os de 2023. “Os totens não apenas extraordinários para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de proteção para as mais de 40 mil pessoas que circulam diariamente pela região, como também representam um avanço significativo no conceito de segurança preventiva e protetiva. Além disso, promete mais flexibilidade ao trabalho do efetivo policial em áreas onde há maior demanda por uma base fixa”, afirma Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento e patente dos totens.
Agilidade e prevenção
Multifuncionais, blindados e fornecidos com câmeras de alta precisão e visão 360º, os dispositivos monitoram em tempo real as movimentações no local, enviando as imagens diretamente para a Central de Monitoramento do HC-FMUSP. Além das câmeras, os totens possuem giroflex e um botão de emergência, que permite aos contatos entrar em contato com a central de segurança de forma imediata em casos de necessidade.
Outra funcionalidade relevante dos equipamentos é o sistema de áudio, que emite mensagens de orientação e segurança e inclui um comunicador conectado diretamente às autoridades, proporcionando o tempo de resposta dos agentes no atendimento às vítimas.
“A integração dos recursos dos totens com as autoridades oferece maior proteção para a população e agiliza a resolução de incidentes. Em um único dispositivo, diversas funcionalidades exclusivas atuam no combate à criminalidade ”, enfatiza.
Resultados comprovados
Segundo Josué Paes, responsável pelas relações institucionais em segurança da Diretoria de Segurança Corporativa do HC-FMUSP, os totens estão integrados ao modelo de segurança do Hospital de Clínicas, contribuindo para a investigação de casos. “Esse trabalho é fundamental e tem ajudado a reduzir a violência em toda a região. Trata-se de uma gestão operacional participativa e integrada, que tem gerado resultados positivos. Desde 2017, quando as instalações começaram, recebemos diversos relatos que reafirmam a importância da participação da sociedade civil em iniciativas colaborativas para tornar as áreas mais seguras. O totem coopera diariamente com as ações do HC-FMUSP e com a segurança pública, promovendo o bem-estar e a proteção de milhares de pessoas que percebem a presença do equipamento como um fator que transmite a sensação de um ambiente mais seguro”, afirma.
Além do complexo de saúde pública onde está localizado o Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo, outras cidades que adotaram os totens da Helper também registraram quedas graves nos índices de criminalidade. Em Cotia, por exemplo, que conta com 138 dispositivos instalados, houve uma redução de 96% nos casos de furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais. Dos 100 incidentes registrados entre janeiro e abril de 2023, o número caiu para apenas quatro no mesmo período de 2024.
Outros locais, como Diadema, Barueri e até mesmo a grande São Paulo, onde os totens fazem parte de um projeto-piloto do governo estadual para revitalizar o centro da capital e combater a criminalidade, também contam com esses dispositivos de segurança. Os totens são desenvolvidos em modelos distintos, projetados para atender a necessidades específicas, como segurança em áreas de grande fluxo, regiões escolares e até o monitoramento de placas de veículos.
“A adoção de tecnologias integradas ao serviço das autoridades está moldando um novo paradigma de segurança pública. Os dados comprovam que a combinação de monitoramento contínuo, agilidade nas respostas e inovação tecnológica podem ser a chave para transformar ambientes vulneráveis em áreas mais seguras e protegidas”, finaliza Edison.
MAIS INFORMAÇÕES: centralpress@centralpress.com. // www.centralpress.com.br