ONG impacta mais de 150 mil vidas e alcança avanços na proteção infantil no Brasil
O Relato de Sustentabilidade do ChildFund Brasil destaca ações promocionais no último ano, em especial uma nova lei para promover a parentalidade positiva e o direito ao brincar
Em 2023, o ChildFund Brasil comemorou 57 anos de história no país, consolidando quase seis décadas de contribuição à transformação de vidas de milhares de crianças, jovens e suas famílias. Um marco importante para a organização foi a incidência política e a sanção da Lei 14.826, em março de 2024, que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias prioritárias para a prevenção da violência contra crianças, inspirada no projeto Brinca e Aprende Comigo, apoiado pela organização em parceria com a The LEGO Foundation.
Impactando positivamente a vida de mais de 150 mil pessoas, incluindo mais de 73 mil crianças e adolescentes, o ChildFund Brasil atua em mais de 800 comunidades distribuídas por 60 municípios, com a colaboração de 22 organizações parceiras. Com mais de 1.300 voluntários, as ações beneficiam mais de 29 mil famílias em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo). Globalmente, a organização está presente em 23 países, impactando mais de 21 milhões de crianças e suas famílias.
"No último ano, avançamos na mobilização pelos direitos das crianças, fortalecemos nossa governança e ampliamos projetos socioambientais sustentáveis, como o Água é Vida. Destacamos campanhas como o Maio Laranja e apoiamos iniciativas legislativas. Em 2024, continuamos comprometidos em tornar o Brasil um país melhor para as crianças”, afirma Maurício Cunha, diretor do país do ChildFund Brasil.
Essas e todas as iniciativas realizadas no último ano pela organização destacam conquistas e avanços em sua missão de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Cada um dos assuntos abordados no documento está alinhado com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que compõem a Agenda 2030, totalizando 11 ODS atendidos com os programas e projetos desenvolvidos pelo ChildFund Brasil, promovendo impacto positivo na sociedade.
Principais destaques
Uma das campanhas mais importantes em 2023 para o ChildFund Brasil foi o Maio Laranja, realizado durante todo o mês de maio, que mobilizou a sociedade para combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. Além disso, no mesmo período, a ONG lançou, em parceria com a The LEGO Foundation, uma Pesquisa Nacional de Violência Doméstica contra Crianças, destacando a necessidade urgente de combater a violência doméstica. "O estudo revelou que mais de 70% dos casos de violência ocorreram na residência compartilhada pela vítima e pelo suspeito, enquanto 16% ocorreram exclusivamente na casa da vítima. Esses dados são importantes para mapear o início da violência contra crianças em nosso país e para desenvolver estratégias de proteção", complementa Cunha.
Outro grande destaque foi promover a responsabilidade social empresarial por meio de parcerias estratégicas. Essa abordagem não apenas fortalece o pilar de sustentabilidade das organizações colaboradoras, mas também acelera o impacto positivo nas comunidades atendidas. “O foco em ESG é central no mundo corporativo e também em nossas iniciativas. Estamos desenvolvendo novas estratégias adaptadas à realidade do país e das empresas”, comenta o diretor de país do ChildFund Brasil.
Fruto dessa frente de desenvolvimento de novos negócios aliado à responsabilidade social das empresas, está o projeto Água é Vida, implementado em agosto de 2023, em parceria com a Cargill e o Global Water Challenge (GWC). A visa iniciativa oferecer acesso à água potável e promover ações educativas sobre saúde e higiene nas comunidades rurais de Luís Eduardo Magalhães (BA), São Desidério (BA) e Rio Verde (GO). Com a instalação de Sistemas de Tratamento de Água e formação socioambiental nas comunidades, aproximadamente 20 mil pessoas foram beneficiadas, contribuindo para a redução de doenças transmitidas pela água, melhorando a qualidade de vida e a relação da comunidade com o meio ambiente.
O ChildFund Brasil também lançou, na capital federal, com apoio da Câmara dos Deputados, da Ordem dos Advogados de Brasília (OAB/DF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Frente Parlamentar Mista pela Primeira Infância na publicação 33 anos do ECA, uma análise dos avanços, conquistas e desafios para a infância brasileira, documento elaborado para contribuir com a área de direitos humanos da criança e do adolescente. Ademais, a organização aderiu ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reafirmando seu compromisso com a promoção e defesa dos direitos das crianças até os seis anos de idade.
A publicação do Relato de Sustentabilidade 2023 segue a metodologia Global Reporting Initiative (GRI), referência mundial para relatórios de desempenho corporativo.
Sobre o ChildFund Brasil
O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que seus direitos sejam respeitados e alcancem seu potencial. A fundação no Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada à ChildFund International, presente em 23 países e que gera impacto positivo em mais de 21 milhões de crianças e suas famílias; e foi eleita a melhor ONG de Assistência Social em 2022, e a melhor para Crianças e Adolescentes do Brasil, por três anos (2018, 2019 e 2021), além de estar presente, também, entre os 100 melhores por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs.
Site: www.childfundbrasil.org.br
Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas
jessicaamaral@depropositocomunica.com