OPINIÃO - O Dia Mundial da Alimentação

17/10/2016

Arnaldo Jardim

 

Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, momento para reflexão sobre a importância da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na atualidade e como o conceito tem sido objeto de permanente construção e evolução diante das transformações vivenciadas pela sociedade.

No passado a agenda da SAN estava voltada a garantir a capacidade de cada país produzir sua alimentação, bem como a insegurança alimentar decorrida da produção insuficiente de alimentos, sobretudo, entre os países pobres. Atualmente, a pauta contemporânea da SAN abarca temas relacionados a saúde humana, especialmente o combate a obesidade e sobrepeso, a saudabilidade e qualidade nutricional dos alimentos, bem como a ampliação das condições de oferta acessível de alimentos, por meio do incremento da produção, em especial na agricultura tradicional, familiar, urbana, periurbana, no processamento, na industrialização, na comercialização e no abastecimento, que demandam ações intersetoriais que devem orientar governos e suas  políticas públicas.

Para celebrarmos tão importante data, organizamos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento uma programação focada nestes temas. Sempre de olho no desafio de bem alimentar o mundo nos próximos anos com nossa produção agropecuária, uma das maiores do mundo todo.

Entre os dias 9 e 11 de outubro, participamos do Asian & Japan Food Show, no Expo Center Norte, na capital paulista. Foi a segunda edição do encontro voltado a empresários do segmento de alimentação oriental, com a nossa Secretaria realizando oficinas gastronômicas com receitas à base de gengibre, diversos tipos de cogumelos, alho negro, tilápia, truta salmonada, mexilhão e ostras.

Tudo isso para mostrar o potencial de produção da agropecuária paulista para atender a este diferenciado mercado alimentício. Também lançamos o livro “Pescado é saúde: uso do frio”, que ensina como escolher, comprar e conservar o pescado, além de receitas para incluir esta proteína no cardápio do dia a dia.

Já no dia 10 de outubro, no Centro Universitário São Camilo, participamos da final do Concurso Cultural Nutrichefes “Alimentação Saudável”. Em parceria com a Secretaria da Saúde e Centro Universitário São Camilo, realizamos este evento que estimula hábitos saudáveis a partir do aproveitamento integral dos alimentos.

Lançamos ainda na mesma ocasião o livro digital “Aproveitamento integral dos alimentos: Diga não ao Desperdício – 4ª edição”. Ele reúne as melhores receitas elaboradas pela equipe de nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

É uma publicação valiosa que aborda o aproveitamento de cascas, folhas, talos e ervas condimentares. Uma das novidades é a utilização das plantas alimentícias não convencionais (Panc’s), orgânicas e de alto valor nutricional, que são tendência na gastronomia contemporânea, apesar de pouco comercializadas em mercados.

Já no dia 12, o Dia das Crianças, nossa programação recebeu, no Parque da Água Branca, a Feira “Saudável é Mais”, realizada pela Secretaria em parceria com entidades públicas, instituições de ensino e sociedade civil. Foi o segundo ano onde promovemos um dia de atividades voltadas às crianças, para conscientizar e estimular a educação alimentar e nutricional desde cedo.

Os pequenos e as pequenas puderam aprender sobre montagem de hortas caseiras de temperos naturais, receberam orientações sobre a redução de consumo de sal, açúcar e gorduras e participaram de oficinas de culinária saudáveis.