OPINIÃO - O show da agricultura

27/04/2016

Arnaldo Jardim

Chegamos à 23ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Entre os dias 25 e 29 de abril, a cidade de Ribeirão Preto, importante polo do setor produtivo, se torna a capital latino-americana da inovação agrícola. Este evento realizado no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste/Centro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, é o momento de mostrar a vitalidade do setor agropecuário, o único que ainda resiste à crise no Brasil.

São 440 mil metros quadrados recebendo uma média de 160 mil visitantes. Um público altamente qualificado, formado, em sua maioria, por produtores rurais de todo o território nacional e do exterior. Teremos mais de 800 marcas em exposição, levando ao agricultor pequeno, médio e grande o que há de mais atual no setor de equipamentos e de tecnologia.

Atualidades que interferem direta e positivamente em três pontos cruciais: aumento da produtividade agrícola, geração de renda e diminuição dos custos de produção. A Agrishow é oportuno estímulo ao produtor rural, ainda mais em um cenário econômico e político delicado como o que vivemos agora.

Divulgar um Brasil que funciona a partir das mãos de quem trabalha com a terra, de quem não se furta as suas responsabilidades. É uma rica oportunidade de troca de experiência e contatos que impactarão a economia brasileira - que tem muito a agradecer ao setor.

Em 2015, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) total, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou uma retração de 3,8% ante 2014, o da agropecuária cresceu 1,8%. No caso dos dados do ano passado, a soma de toda a riqueza produzida pelo setor agropecuário alcançou a marca de R$ 263,6 bilhões.

Gera empregos e renda não apenas para os expositores de máquinas e insumos, mas também para quem encontra nos dias do evento um emprego temporário para ganhar um dinheiro extra. Movimenta a economia local enquanto gira a engrenagem mundial do setor.

Essa importância comprovada por números oficiais não interessa apenas ao nosso povo. Com o Brasil sendo considerado o líder nato da futura produção mundial de alimentos, a feira receberá também atentos olhos e ouvidos de empresas da China, Turquia, Alemanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália e Espanha.

Pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, levaremos aos nossos amigos e às nossas amigas do campo iniciativas alinhadas à contemporaneidade, à necessária e crescente união entre produção e preservação ambiental. Nossa Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) terá uma área para demonstrar o desenvolvimento de estudos de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), silagem e o sistema de produção do Boi 7.7.7.

Preocupação com a natureza que se explicita com uma fossa séptica desenvolvida por nossa Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) com dois objetivos: substituir o esgoto a céu aberto e as fossas negras, e utilizar o efluente como um adubo orgânico. Para chamar a atenção sobre a importância do solo para a agricultura, um simulador de erosão da Cati demonstrará o que acontece quando chove em um solo nu e em outro com cobertura vegetal.

Lançaremos por meio de nossa Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) a campanha de vacinação contra a febre aftosa, doença que quando ocorre se torna um pesadelo sanitário e econômico. Apresentaremos ainda com a CDA todas as etapas de produção de mudas de seringueira, desenvolvidas em suspensão com o objetivo de resultar em plantas mais sadias.

Contemplaremos a agricultura familiar com a entrega pela Cati de caminhões adquiridos via Projeto Microbacias II para as seguintes entidades: Associação Batataense dos Produtores da Agricultura Familiar (Abafa) de Batatais, Associação do Centro Comunitário Taquari Córrego de Pirassununga e Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região.

 

O Microbacias II é uma iniciativa que permite ao pequeno produtor agregar valor ao produto agropecuário, facilitando o acesso dele ao mercado porque promove melhorias em sua produção como embalagens e maquinários mais profissionais. 

Como nosso Gabinete funcionando durante todo o evento no próprio recinto de exposições, estaremos acompanhando este momento de efervescência de ideias e inovações. Sempre preocupados em garantir condições para que o homem do campo produza, movimente a economia, respeite a terra e sustente sua família.

Espero vocês na Agrishow!