Os atos da Administração Municipal na versão digital
“A partir de agora, as ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, desde o surgimento da Imprensa Oficial, em 1984, estão disponíveis para consulta de forma prática, transparente e democrática”. Quem introduz essa boa notícia é o documentalista, Leandro Aprile, colaborador do Centro Municipal de Memória, que liderou o trabalho de digitalização do acervo do Jornal Oficial do Município que, a partir deste mês, encontra-se integralmente à disposição da população para consulta, no site da Prefeitura.
O trabalho de digitalização do Jornal Oficial, que teve início em outubro de 2016, deu continuidade ao trabalho de digitalização da hemeroteca do Centro de Memória. “Começamos a digitalizar nossas coleções de jornais a partir do segundo semestre de 2015. Até o momento, já foram finalizadas as coleções de ‘O Monitor’ (1937 a 1984); ‘A Gazeta’ (1903 a 1906); ‘O Bandeirantes’ (1924 a 1928); ‘O Sertanezino’ (1930 a 1932 e 1960 a 1961); ‘A Tribuna de Sertãozinho’ (1939 a 1941); ‘A Folha de Sertãozinho’ (1949); ‘A Notícia’ (1959 e 1960); ‘O Beijo’, ‘O olho’ e ‘A Mascote’ (1927 e 1928); além de ‘Panorama’ (1989 a 2001), ‘O Popular de Sertãozinho’ (1977 a 1979), entre outros. Estamos com, praticamente, 80% de nossa hemeroteca digitalizada”, aponta o documentalista Leandro Aprile, que completa com uma curiosidade: “apenas com a coleção do Jornal Oficial foram 13.400 páginas digitalizadas”.
De um lado do trabalho estavam os colaboradores do Centro de Memória que, cuidadosamente, fizeram a digitalização dos Jornais Oficiais, alguns deles já bem fragilizados pela ação do tempo. Na outra extremidade, estava a equipe do Departamento de Comunicação Institucional da Prefeitura, que recebia os arquivos em PDF e se responsabilizava por sua inserção no site. “Foi um trabalho feito a muitas mãos, cuja conclusão nos deixa bastante orgulhosos, pois, de uma certa forma, estamos contribuindo para preservar uma parte da história do município. Por outro lado, essa ação é muito importante para a população que necessita de alguma informação mais antiga, veiculada no Jornal Oficial; esses cidadãos não precisam mais recorrer aos arquivos físicos da Prefeitura”, comenta a colaboradora do Departamento de Comunicação Institucional, Grace Jacob Hermini.
A diretora de equipamentos culturais, Sonia Maria Sarti, que coordena os trabalhos das bibliotecas municipais e do Centro de Memória, também destaca a importância do acervo digital do Jornal Oficial para os servidores do município. “Os funcionários e ex-funcionários, muitas vezes, encontram dificuldades para localizar Jornais Oficiais que tenham publicado alguma coisa do seu interesse. Os jornais oficiais, desde o primeiro exemplar, digitalizados e incluídos no site da Prefeitura, um a um, representam um avanço e uma facilidade imensa para o usuário. Temos de parabenizar todos os envolvidos nesse processo, em especial aos colaboradores do Centro de Memória e à equipe do Departamento de Comunicação Institucional, pelo resultado dessa importante parceria”, afirma.
Vale lembrar que, outro benefício histórico é que o processo de digitalização restringirá o acesso manual aos documentos originais, preservando-os.
Para acessar qualquer edição do Jornal Oficial do Município, desde o ano em que ele passou a ser publicado (1984), até os dias atuais, basta acessar o site da Prefeitura: www.sertaozinho.sp.gov.br e, na sequência, clicar na opção “Jornal Oficial”. Serão abertos os conteúdos de todos os anos da publicação, sendo possível fazer download ou acessar qualquer edição de forma online. (Assessoria de Comunicação PMS)