OS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO
Envelhecer é um processo progressivo e inevitável e que deve acontecer de maneira natural. A partir dos 25, 30 anos inicia-se a diminuição natural da produção de colágeno e elastina da nossa pele. Isso ocorre devido a diminuição das funções celulares e metabólicas do organismo. Alguns fatores externos podem acelerar essa perda, tais como a exposição solar em excesso, a alimentação inadequada, fatores hereditários, o tabagismo, entre outros. Com a diminuição do colágeno nas camadas da derme ocorre consequentemente a redução da elasticidade e firmeza, favorecendo a flacidez e o surgimento de indesejadas rugas.
Nos dias atuais, as pessoas desejam envelhecer bem, com melhor qualidade de vida, portanto investem nos cuidados com o corpo e estética. Muitos procedimentos surgiram para tratar as marcas do envelhecimento, dentre eles, os bioestimuladores de colágeno, considerados altamente eficazes, porque promovem um embelezamento natural, sem perder as características individuais de cada paciente. Estes são produtos injetáveis na pele e estimulam a produção do colágeno no local onde são inseridos, eles têm por objetivo reposicionar os tecidos e estruturas que cederam com o envelhecimento, através da correção da flacidez. Podem ser utilizados para o tratamento da face ou no corpo (“bumbum” e abdome são as áreas de maior procura). Seu uso torna a pele mais firme, com um contorno mais definido, maior textura e brilho.
Os bioestimuladores de colágeno são produtos que, quando injetados na derme causam uma resposta inflamatória controlada, ativando os fibroblastos que foram comprometidos com o envelhecimento e consequentemente também, promove a síntese de proteínas importantes, que são responsáveis, por garantir a elasticidade, resistência e hidratação da pele, como a elastina (principal proteína responsável pela síntese de fibras elásticas do organismo), o colágeno (proteína responsável pela sustentação) e também as proteoglicanas (proteínas que restauram as funções da pele).
Existem diferentes produtos injetáveis utilizados como bioestimuladores, cada um com suas características e segurança de uso particulares. A escolha do melhor produto para cada paciente, depende da indicação e da experiência do médico. A seguir os produtos mais utilizados:
- Ácido Poli-L-Lático (Sculptra):
É o produto mais antigo utilizado com a função de bioestimulador de colágeno. O ativo age em diversas camadas que recobrem a face: supra-periostial (sobre o osso), subdérmico ou na própria gordura. Este age ancorando os tecidos, dando firmeza à pele e, ao mesmo tempo, leva a produção mais tardia de colágeno, com resultados entre 30 e 60 dias, além de promover leve volumização. Esta indicado para a face e para o corpo. Popularmente conhecido como “banco de colágeno”.
- Policaprolactona (Ellanse)
É um produto altamente tecnológico, porque além de fazer o bioestímulo de colágeno promove também um preenchimento facial. Dessa forma, entrega resultados imediatos de preenchimento de sulcos, linhas de expressão e dobras e a médio prazo e longo prazo, com o estimulo da produção de colágeno, devolvendo os contornos e volume naturais do rosto. O produto aplicado na pele é constituído por um gel à base de água (carboximetilcelulose) com microesferas de policaprolactona, substância absorvível pelo organismo lentamente, o que garante resultados de até quatro anos.
- Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse)
É um produto injetável que consiste em microesferas de hidroxapatita de cálcio suspensas em gel aquoso de glicerina e carboximetilcelulose de sódio. Este está muito bem indicado para aumento de tecido subdérmico na região facial e corporal, para tratamento da flacidez, tais como pescoço, colo e mãos. Existem protocolos atuais que permitem utilizar o produto de maneira diluída, que garante à pele mais volume e ativa a produção de colágeno a longo prazo.
Os protocolos de tratamento sugerem de uma a três sessões mensais, com manutenções anuais. O número de sessões depende do grau de flacidez. Em peles mais jovens geralmente uma sessão já traz uma melhora e serve como prevenção. Peles mais maduras geralmente necessitam de mais sessões e de tratamentos combinados.
O processo de aplicação é semelhante a qualquer outro preenchedor injetável, realizado em consultório sob anestesia local ou tópica e, pode ser feito com agulha ou cânula.
O resultados são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após o tratamento e podem durar até quatro anos (dois anos em média).
Consulte com um especialista de sua confiança.
Contato para dúvidas e informações: Telefone (16) 3421-7662 ou pelo WhatsApp (16) 99304-1324
A Dra. Thais Aranda Clínica está localizada na Rua Chile, n° 1711 - Sala 702 - Jd. Irajá - CEP: 14020610 - Ribeirão Preto.