Os impactos da violência psicológica e dicas para prevenir
A Advogada Andressa Gnann explica que a vítima pode sofrer uma série de danos e se isolar, mas precisa entender que não está sozinha e buscar ajuda
Um relacionamento abusivo não se manifesta apenas com episódios de violência física. A violência psicológica está muito presente e pode causar danos diversos. Por isso, é importante reconhecer e saber prevenir. Quando sofre violência psicológica, a vítima pode se sentir ansiosa, triste, desvalorizada e inútil. Estes sentimentos podem se tornar intensos ao longo do tempo, levando a problemas de saúde mental, como depressão e estresse. Segundo Andressa Gnann, advogada expert em Direito de Família para mulheres, sócia-fundadora e gestora do escritório Gnann e Souza Advogados, considerado como Referência Nacional e Melhores do Ano em Advocacia e Justiça, que também é mãe, empreendedora serial e com projetos voltados para mulheres, o principal impacto da violência psicológica é o dano emocional e mental que ela causa na vítima. “Ela pode desenvolver baixa autoestima, sentimento de inferioridade e até mesmo sentimento de culpa”, explica.
Além disso, a advogada afirma que a vítima pode ter medo de contar o que está acontecendo com ela ou se sentir culpada de conviver com outras pessoas, levando ao afastamento de amigos e familiares. “A violência psicológica também pode afetar o desempenho nos estudos ou no trabalho e a vítima pode sentir-se incapaz de realizar as tarefas exigidas, o que pode levar à queda de produtividade e à falta de motivação, gerando consequências graves para o sucesso pessoal e profissional”, diz.
Andressa reforça que é importante que a violência psicológica seja reconhecida e tratada como qualquer outro tipo de violência. “A vítima precisa encontrar ajuda para lidar com os sentimentos e com as consequências da violência. Pessoas próximas, como amigos e familiares, também podem ajudar, oferecendo apoio, compreensão e recomendando a busca de um profissional qualificado. É importante que a vítima saiba que ela não está sozinha”, alerta.
Confirma algumas orientações para entender o que é e prevenir a violência psicológica:
Compreenda o que é violência psicológica. Aprendendo sobre ela, você pode identificar comportamentos abusivos antes que eles se tornem graves.
Saiba como reconhecer os sinais de violência psicológica. Eles incluem comentários críticos, pressão para se comportar de um determinado modo, chantagem emocional e manipulação com ameaças.
Seja honesta consigo mesma sobre o seu relacionamento. Se você está em um relacionamento abusivo, reconhecer isso e pedir ajuda é o primeiro passo para superar o abuso.
Esteja ciente dos seus direitos. Saiba que você não tem que aceitar tratamento abusivo de ninguém.
Tenha uma rede de apoio. Encontrar pessoas que se importam com você e que possam lhe dar conselhos e apoio é importante para proteger-se de relacionamentos abusivos.
Saiba que você merece ser tratada com respeito. Não se deixe intimidar ou manipular por ninguém.
Seja proativa em procurar ajuda. Se você estiver em um relacionamento abusivo, procure ajuda de profissionais qualificados.
Sobre Andressa Gnann
Andressa Gnann é mãe, advogada, empresária, empreendedora serial, com paixão pela instrução e empoderamento feminino. Também é reconhecida por suas habilidades de liderança, ética, resolução de problemas, criatividade e, principalmente, como estrategista. É sócia-fundadora do escritório Gnann e Souza Advogados, que é expert em Direito de Família para
mulheres e referência nacional, reconhecido como Melhores do Ano em Advocacia e Justiça e com prêmio Quality Justiça. Já ajudou a mudar a vida de milhares de famílias. Também é responsável pelo Projeto PAPO DE LEOA, que tem o objetivo de instruir, inspirar e empoderar mulheres para terem uma vida mais equilibrada, próspera e feliz. Para mais informações, acesse o instagram.
carolina@carolinalara.com.br