Outubro Rosa: ações do último sábado atingiram centenas de pessoas
Sertãozinho vem tratando a prevenção ao câncer de mama como tema prioritário neste mês, em função da campanha “Outubro Rosa”, com o oferecimento de atividades educativas, de sensibilização e conscientização em diferentes pontos da cidade.
No último sábado, dia 10, a “bandeira da prevenção” foi levada para o Centro Esportivo Mogiana “Vereador Paulo Aparecido Braga”, no Jardim Alvorada, durante a realização do evento “ABA em Ação”. E quem passou pelo local não aprendeu a se prevenir apenas do câncer de mama, mas também, das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, na ocasião, foram feitos pedidos de mamografia; 15 mulheres colheram amostras para o exame Papanicolau; 53 pessoas realizaram o teste rápido para HIV e Sífilis; 55 cidadãos fizeram o teste de Hepatite C; 220 pessoas receberam orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis; e mais de 800 preservativos foram distribuídos gratuitamente. “Foi um balanço muito positivo, também pela participação da equipe do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais. Vale lembrar que, também oferecemos vacinação, aferição da pressão arterial e cálculo de IMC”, elencou a coordenadora de enfermagem da pasta, Lidercy Lemes de Souza.
A campanha “Outubro Rosa” segue no município até o próximo dia 29, quando é celebrado de fato o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama. Confira:
- 20/10 – 13h – Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama, na praça “José Ferraz de Toledo”, no Alto do Ginásio.
- 20/10 – 13h – Palestra de Prevenção ao Câncer de Mama, na UBS “Olívia Mendes Mossin”, no Jardim Jamaica.
- 21/10 – 9h – Exibição do filme “Mileide – a leveza do tempo”, no Centro de Saúde II, no Jardim Recreio.
- 21/10 – 14h – Palestra de Prevenção ao Câncer de Mama, na UBS “José Joaquim Bonfim”, no Jardim Alvorada.
- 23/10 – 9h – Atividade física, alongamento, danças e orientações, na Praça Central de Cruz das Posses.
29/10 – 7h30 – Caminhada saindo da UBS “Francisco Xavier de Carvalho”, na Cohab 8, com destino ao Centro Olímpico “Maria Zeferina”, no Jardim Europa, e Roda de Conversa.
Vale reforçar
Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame clínico das mamas uma vez por ano, com um profissional de saúde, e as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada 2 anos.
A orientação é para que elas fiquem atentas a qualquer mudança nos seios, tais como: vermelhidão, abaulamentos ou retrações da pele, descamação da pele da aréola/mamilo, inversão recente do mamilo, ulcerações, nódulos palpáveis endurecidos ou fixos (nas mamas e/ou axilas), espessamentos palpáveis, secreções que saem dos mamilos com sangue ou transparente como água. Em todos esses casos, a mulher deve, imediatamente, procurar o médico.
As mulheres de 50 a 69 anos podem recorrer a dois tipos de acesso para realizar a mamografia gratuitamente: procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, informando na recepção o desejo de realizar a mamografia – neste caso ela será acolhida pela equipe de Enfermagem, que realizará a solicitação e o agendamento do exame, sem que tenha necessidade de consulta médica –, ou agendá-lo pelo telefone da Secretaria Estadual de Saúde: 0800-7790000.