PALESTRA - Fundo Social de Solidariedade promove ações de conscientização sobre o autismo
Abril é o mês de conscientização do autismo e, preocupado em ampliar as informações sobre o assunto entre a população, pelo terceiro ano consecutivo, o Fundo Social de Solidariedade está preparando uma programação especial.
No próximo dia 12, terça-feira, às 19h, no auditório da Canaoeste, acontece a palestra “Convivência com a pessoa com autismo: uma realidade possível?” – uma ação aberta aos cidadãos em geral, que desejam saber mais sobre o tema. A explanação ficará a cargo da psicóloga, pedagoga e mestre em Educação do Indivíduo Especial, Carmen Lucia Martins Ragazzi. Durante a ação serão discutidos vários temas, como a definição do autismo, suas características e importância da inclusão. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.
Já no dia 13, a atividade será reservada a agentes de Saúde da Família e cuidadores da Rede Municipal de Ensino, que participarão de um workshop com a mesma profissional, que entre outros temas, abordará estratégias para o trabalho em sala de aula e em ambientes não escolares com pessoas com autismo.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, reforça a importância da realização das ações de conscientização. “O Transtorno do Espectro do Autismo tem muitas nuances e vários pontos que podem ser abordados, por isso, sentimos a necessidade de continuar incentivando a realização de ações que ajudem a derrubar tabus, e que promovam o respeito e a inclusão social das pessoas com autismo. Todos os cidadãos interessados, bem como profissionais que atuam no atendimento a indivíduos com autismo, estão convidados a participar da palestra do dia 12”, pontua.
O auditório da Canaoeste está localizado à rua Dr. Pio Dufles, 510 – Jardim Soljumar. Outras informações: 3947-7374.
Ações para a terceira idade
Integrando as atividades do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, o Fundo Social de Solidariedade, a partir de parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoverá uma série de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e no Centro de Convivência do Idoso (CCI), que têm por objetivo alertar a população idosa sobre os riscos de quedas na terceira idade.
As orientações serão conduzidas por fisioterapeutas da rede municipal de saúde, e os primeiros encontros acontecerão na próxima semana:
- 13/04, quarta-feira, às 14h30, no Centro de Convivência do Idoso (rua Washington Luís, 603 Jardim Soljumar) – A palestra será conduzida pelo fisioterapeuta Lauro Pereira Pagani;
- 14/04, quinta-feira, às 8h, no CRAS 3 (rua Antônio Bianchi, 156 – Jardim Sindicato) – A ação será conduzida pelas profissionais Ivelise Paula Brisotti e Ana Cláudia Volpe;
- 14/04, quinta-feira, às 19h, no Centro de Convivência do Idoso (rua Washington Luís, 603 Jardim Soljumar) – As palestrantes serão Ivelise Paula Brisotti e Ana Cláudia Volpe.
Os encontros são abertos ao público, e toda pessoa interessada no tema pode participar. O ciclo de palestras contemplará todos os CRASs do município até o dia 28 de abril. As atividades serão divulgadas antecipadamente. (Assessoria de Comunicação PMS