Parque Linear Urbano “Guiomar Carvalho Benelli” de Sertãozinho passa por desinfecção contra carrapatos
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Agricultura, realizou nesta terça e quarta-feira, dias 4 e 5 de junho, a desinfecção do Parque Linear Urbano “Guiomar Carvalho Benelli” contra carrapatos. Para garantir a eliminação dos carrapatos-estrela, a ação será repetida na segunda-feira, dia 10 de junho, dia em que o parque estará fechado para visitação.
O produto utilizado também promove o controle de outros aracnídeos, como aranhas e escorpiões, e é de uso permitido em meio urbano, não fazendo mal aos seres humanos e animais vertebrados.
De acordo com a Vigilância em Saúde do município, o procedimento está sendo realizado em junho, pois de maio a setembro é a época de reprodução desses aracnídeos, que se deslocam em busca de sangue para completar o ciclo reprodutivo. Ainda, Sertãozinho encontra-se na área de risco para a febre maculosa, doença causada pela bactéria Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos-estrela infectados.
Outras áreas verdes da cidade já passaram pela desinfecção. Mesmo assim, é importante que a população tome alguns cuidados para minimizar os riscos de contrair a doença.
PREVENÇÃO
• Evite áreas como beiras de lagos e de rios, e locais com capivaras, equinos e bovinos.
• Evite levar animais de estimação a gramados, parques e margens. Se levar, verifique se há carrapatos no seu pet.
• Use sapatos fechados e calças justas ao entrar em áreas de incidência. Ao sair, verifique se há carrapatos no seu corpo.
• Se encontrar algum carrapato em sua pele, NUNCA o arranque puxando, pois sua mandíbula permanecerá presa à pele, podendo causar infecção.
• Para retirá-lo, use um algodão embebido em álcool e pressione bem contra o carrapato – ele se soltará espontaneamente. Depois, coloque-o em vidro com álcool para que ele morra e não espalhe seus ovos.
• Ao apresentar sintomas como febre alta persistente, dores no corpo, dores de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo, procure uma UBS e informe que esteve em áreas de presença de carrapatos para que sejam feitos os exames específicos de febre maculosa.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS