PAULISTA A3 - Sertãozinho de Ito Roque aposta em estatística, dinâmica e experiência

04/01/2016

O Sertãozinho FC segue sua preparação para o Campeonato Paulista de 2016, comandado pelo experiente Ito Roque, treinador bicampeão estadual.

O técnico conta com uma comissão técnica que buscará o acesso e que vem trabalhando junto a um triunvirato que une: dinâmica, experiência e uso da estatística, assim como profissionais de prestígio no futebol.

"Hoje no Sertãozinho, para esse trabalho que visa conquistarmos a acesso, temos uma comissão experiente com o preparador físico Marcelo Rohling, que dispensa comentários e já trabalhou em clubes de tradição como Náutico-PE, Juventude-RS, Caxias-RS, assim como nosso auxiliar técnico, o professor Alessandro Telles, com bastante experiência.

É uma comissão que trabalha detalhadamente com análise de desempenho, estatística do adversário , além do trabalho dinâmico conosco, como preconiza o futebol moderno atual”, explicou Ito.

Segundo o treinador, ao contrário do futebol de antigamente, as técnicas de trabalho mudaram e evoluíram muito e a utilização desses trabalhos, principalmente dados, estatística e informações, seja de seus atletas, visando uma melhora no desempenho, nos treinamentos,como do adversário, detectando seus pontos fortes e fracos, se fazem hoje como uma exigência para contar com equipes competitivas.

  MAIS QUATRO AMISTOSOS

O plantel do Sertãozinho volta aos treinos dia 2 de janeiro, na fase final dos preparativos para o estadual, onde a estreia ocorre dia 31 de janeiro, no Estádio Tereza Breda, em Olímpia, diante do Olímpia Futebol Clube. Antes disso, segundo adiantou Ito Roque, o time grená fará mais quatro amistosos.

Dias 9 e 16, ainda sem adversário e local definidos, dia 20 contra o Botafogo de Ribeirão Preto e dia 22 contra o Barretos.

Neste mês de dezembro o Sertãozinho fez um primeiro jogo-treino, depois de uma fase de mais de três semanas de fortes treinos físicos, mesclados com bola, e enfrentou o Barretos, que venceu por 1 a 0, gol de penal.

“Foi um jogo-treino muito truncado no primeiro tempo, com muita marcação e pouco espaço oferecido pelos dois times. No segundo tempo nosso time melhorou, se soltou mais, teve mais posse de bola, criou mais chances, mais penetrações na defesa do Barretos, mais movimentação. Por essa postura gostei mais do segundo tempo de nosso time”, disse Ito.

O Sertãozinho alinhou na oportunidade: Ronaldo (Márcio); Lucas (Victor), Fred (Alemão), Cris (Rafael) e Edú Pina (Paulo Henrique); Nildo (Pepe), Mika (Danilo) e Michel Cury (Thiaguinho); Tito Danilo Medeiros, Jonathan Reis Luan) e Rossini (Jô).

 SEM TIME BASE AINDA

Ito disse que ainda não tem um time-base. “Estamos procurando a melhor formação, um time base, pois temos mais quatro amistosos por fazer, e a melhor formação sairá dos treinamentos táticos desses jogos. Mas observamos uma evolução do time a cada treino.

Vamos seguir forte nesse trabalho e cobrando e buscando incessantemente a melhora do time em todos os sentidos, ofensivo, defensivo, na transição para o ataque, no retorno, e no cumprimento de funções”, explicou.

Ito comentou ainda das dificuldades que o estadual da Série A-3 vai oferecer aos 20 participantes: “Com o novo sistema, caindo seis times em todas as divisões, teremos o mais difícil torneio dos últimos anos, com os times brigando ao mesmo tempo para se classificar para a segunda fase para o G-8 e ao mesmo tempo contra o Z-6.

Num torneio como esse, o importante é começar bem e ter uma boa sequência, para se distanciar logo no inicio das últimas colocações e focando a vaga para a próxima fase. E não perder pontos em seu domínio, fazendo o dever de casa”, disse Ito Roque.

ANO MUITO BOM

Ito Roque, bicampeão e dono de dois acessos estaduais, também fez um balanço positivo de 2015. Na temporada foram 26 jogos, com 50 pontos conquistados, 15 vitórias, 5 empates e apenas 6 derrotas. Seus times marcaram 45 gols e sofreram apenas 27.

No Taubaté foram 19 jogos, com a marca expressiva de 43 pontos, 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, 35 gols marcados e 14 sofridos. Culminando com a goleada na final contra a Votuporanguense por 4 a 0 e um título que o time do Vale não conquistava há mais de dez anos.

“Tivemos uma ótima temporada e os números estão aí. Vamos seguir trabalhando forte para mantermos esse ritmo no Sertãozinho e buscarmos esse acesso”,analisou Ito. (Futebol Interior)