Peça tudo a Deus...
Américo Perin
Aquele menino franzino de não mais que 1,63 m de altura, dentro de um terno que lhe fora emprestado para aquela ocasião e estava visivelmente bem maior do que o manequim do usuário. Ele lá no palco do Teatro Municipal “Profª. Olympia Faria de Aguiar Adami” e eu na plateia formando, com mais outros colegas, a banca examinadora do concurso.
Depois de alguns anos, aquele menino franzino, negro, pobre, que tinha tudo para não dar certo, foi estudar música na USP. Quantas vezes depois das aulas, dentro do meu carro, enquanto voltávamos para Sertãozinho, ele se lamuriava da dificuldade que tinha na matéria da História da Música. Essa matéria exige uma boa redação e ele, que chegara até ali sempre tropeçando nas letras, pensava em desistir do curso. Na estrada, nós conversávamos sobre o assunto. Ele não desistiu. Passada essa fase, veio a outra: “Américo, eu queria estudar canto na Alemanha”. Pele preta, pequenino, muito pobre... e nós conversávamos durante a viagem de volta a Sertãozinho.
Depois de formado, morou alguns anos na Europa, onde estudava e cantava atendendo aos vários convites que sempre lhe eram feitos. Até jantou com reis, cantou para o papa!... E o rapaz franzino, negro e pobre voltou para o Brasil. Conheceu o Maestro João Carlos Martins, com quem trabalha até hoje. Apresentou-se como solista das mais conhecidas orquestras daqui e até deu a honra de apresentar-se como solista da Orquestra Jovem de Sertãozinho num concerto no Teatro Municipal “Profª. Olympia Faria de Aguiar Adami”. Também na inauguração do teatro de Barrinha, que leva seu nome, a Orquestra Jovem de Sertãozinho o teve como solista. E com enorme sucesso!...
Neste último dia 28, apresentou-se, juntamente com o Quinteto Bachianas, dando um brilho excepcional às festividades dos 60 anos do SESI – Sertãozinho. E durante o evento aconteceu o lançamento do livro sobre a vida e carreira do tenor Jean Willian: “O RESUMO DA ÓPERA”, escrito por Elcio C. Padovez. Como diz a frase atribuída ao grande filósofo da Igreja de Roma, Santo Agostinho: “Ore como se tudo dependesse de Deus. Trabalhe como se tudo dependesse de você.”
Li, conheço a história e recomendo a leitura. Abaixo, contatos para os interessados na aquisição do livro. O RESUMO DA ÓPERA pode ser encontrado nos sites da Editora Letramento, Livraria da Vila, Martins Fontes e Amazon. Ou pode encomendada pelo e-mail do autor do livro, padovezelcio@gmail.com, ou pelo site Elcio Escritor: https://www.editoraletramento.com.br/produto/o-resumo-da-opera-como-jean-william-cresceu-e-venceu-pela-musica.html