Perda de peso é consequência de mudança de mentalidade, diz especialista
Estudo revela que 77% dos que perdem peso o recuperam
Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP acompanhou 120 mulheres por 12 meses após a perda de peso, constatando que apenas 23% conseguiram manter o ponteiro da balança no lugar. Outro estudo da USP, com 330 participantes, identificou que pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais, como compulsão alimentar, podem sabotar a manutenção do peso perdido.
Essas conclusões provam que a chave para uma perda de peso bem-sucedida não é apenas dieta ou exercícios, mas mudar hábitos e a maneira como você encara a comida. Segundo o hipnoterapeuta e neurolinguista Thiago de Castro , a perda de peso é consequência de uma mudança de mentalidade, levando a novos hábitos de saúde. “A perda de peso é um bônus. Sem mudar sua mentalidade, é impossível perder peso”, declara.
O especialista ressalta que as dietas milagrosas não vão à raiz do problema e não encaram a obesidade como uma doença crônica, para a qual há tratamento. Castro perdeu 76kg sem cirurgia e medicamentos, e hoje já orientou mais de 8 mil pessoas no próprio processo de emagrecimento. “Essa trajetória exigiu mais de 10 anos de experiência. Por isso, reforço que a transformação mental é o pilar essencial para qualquer processo de emagrecimento”, ressalta.
Mentalidade como ponto de partida
Mudar sua relação com a comida envolve desenvolver uma atitude mais saudável e equilibrada por meio de práticas como a consciência alimentar, ou seja, estar atento aos sinais de fome e saciedade do seu corpo. “A consciência alimentar ajuda as pessoas a entender os gatilhos emocionais que as levam a comer compulsivamente”, explica Thiago de Castro.
Vale lembrar que é fundamental entender a composição dos alimentos e seus impactos no organismo, planejando e organizando as refeições para substituir gradativamente pratos pouco saudáveis por opções mais nutritivas.
Para o especialista, entender que a mudança de hábitos é gradual e praticar a autoaceitação são fundamentais para uma transformação sustentável e duradoura. “Muitas pessoas se comprometem com uma dieta e não seguem o plano. Na maioria das vezes, a preguiça, a ansiedade e a compulsão alimentar vencem a luta contra uma vida saudável. Isso porque é um vício, um hábito profundamente enraizado que não vai mudar com um plano alimentar onde o paciente é passivo”, alerta.
A importância do suporte especializado
Quando o assunto é saúde, é essencial buscar apoio de profissionais capacitados que possam orientar esse processo de transformação. Castro destaca que a combinação de técnicas de hipnose e programação neurolinguística (PNL) tem mostrado resultados significativos na mudança de hábitos alimentares e comportamentais.
Além disso, o hipnoterapeuta reforça que mudar a mentalidade não só ajuda a perder peso, mas também a manter o peso ideal de forma sustentável. “Conheço os maiores profissionais de emagrecimento do Brasil e todos concordam que, sem mudança de mentalidade, o emagrecimento não é sustentável. Quem muda a mentalidade, muda o comportamento e consegue emagrecer de forma eficaz”, afirma.
O especialista acredita que essa mudança interna é um processo contínuo, que exige dedicação e persistência para atingir resultados duradouros. “A transformação não é só física, mas principalmente mental, e essa é a chave para atingir e manter o peso desejado a longo prazo”, conclui.
Sobre Thiago de Castro
Thiago de Castro é hipnoterapeuta, neurolinguista e trabalha há mais de 13 anos ajudando pessoas a se livrarem da obesidade. Ele perdeu 76 quilos sem cirurgia ou medicamentos, e inspirou milhares de pessoas a seguirem o mesmo caminho. Por meio de seus programas e mentorias, ajudou mais de 8 mil pessoas a se tornarem mais saudáveis.
Também é monitor da MasterClass em Hipnose Clínica do Instituto Lucas Naves. Possui formação em coaching pelo IBC, hipnose clínica pelo IMTA, mestrado em hipnose clínica pelo IMTA, especialização em Hipnose Ericksoniana pelo IMTA e mestrado em PNL. Também é formado em Constelação Familiar pelo IDESV e autor do livro “Quem acha que emagrece”. Atualmente conta com mais de 275 mil seguidores no Instagram e 40 mil inscritos no YouTube.
(Carolina Lara Comunicação)