Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros não é monogâmica

Enquanto muitos buscam relacionamentos não monogâmicos, um número significativo de pessoas também adotou relacionamentos hipergâmicos, conhecidos como "Sugar"
Se há espaço para um, pode haver espaço para dois? Uma pesquisa divulgada pelo MeuPatrocínio revelou que menos da metade dos brasileiros, ou seja, 48%, se considera 100% monogâmica. O estudo mostra uma tendência por parte das pessoas por relacionamentos mais flexíveis, se conectando de diferentes formas, em estilos de relacionamento mais alternativos e saindo ainda mais do clássico "só você e eu".
A pesquisa também mostra que as mulheres estão liderando a mudança na forma como a monogamia é vista. Mais mulheres do que homens estão se envolvendo em relacionamentos não monogâmicos: 29% contra 19%, quebrando estereótipos de gênero. Além disso, 73% dos casais que adotam esse estilo de vida não monogâmico têm filhos.
O relatório explica que o conceito de "continuum da monogamia" visa mostrar como as pessoas vivenciam o amor e a intimidade de maneiras diferentes, quebrando ideias tradicionais sobre relacionamentos.
O Sugar Dating também é o futuro dos relacionamentos?
Enquanto muitos buscam relacionamentos não monogâmicos, um número significativo de pessoas também tem aderido a relacionamentos hipergâmicos, conhecidos como "Sugar". O site de relacionamentos MeuPatrocínio divulgou dados interessantes de 2024: o número de matches chegou a 509.175 e o total de mensagens trocadas ultrapassou 125 milhões. Atualmente, a plataforma conta com mais de 16 milhões de usuários, dos quais mais de 9 milhões são Sugar Babies e 2 milhões são Sugar Daddies, consolidando-se como referência no segmento.
Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do site, explica que, embora o Sugar seja um estilo de vida mais leve e transparente, ele não tem nenhum tipo de relação com a não monogamia.
"As pessoas estão cada vez mais abertas a relacionamentos mais leves e flexíveis, mas vale lembrar que um relacionamento Sugar e não monogamia não são a mesma coisa. Como qualquer outro relacionamento, o Sugar envolve duas pessoas que, alinhadas às suas expectativas, decidem a melhor forma de conduzir o relacionamento. Não é por acaso que esse estilo de vida é conhecido justamente por proporcionar uma comunicação mais transparente entre o casal.”
MySponsorship Imprensa - Assessoria de Imprensa