PITANGUEIRAS - Cia. Bonecos Urbanos oferece oficinas e apresentações educacionais gratuitas

23/10/2018

Após o grande sucesso nas duas primeiras temporadas, sendo a última realizada no ano passado, na região de Campinas, a consagrada Cia. Bonecos Urbanos visita, nos meses de outubro, novembro e dezembro as cidades de Sales Oliveira e Barretos, no interior de São Paulo, com o projeto "Circulando com Bonecos", realizado com apoio do PROAC-ICMS e o patrocínio da empresa BIOSEV.

Com o intuito de criar agentes multiplicadores em arte e educação, através da capacitação de professores da rede pública de ensino, e, de quebra, levar cultura a crianças e adolescentes com pouco ou raro acesso, o evento oferece, de forma totalmente gratuita, oficinas de confecção e manipulação de bonecos, que visam criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. O projeto também estimula a imaginação e a linguagem; mostra a dimensão e a gama de possibilidades que o teatro de animação propõe; assim como estimula a preocupação com a preservação do meio ambiente, já que todos os bonecos produzidos nas oficinas serão confeccionados com material reciclado e coletados do lixo, como potes plásticos, botões, tampas, restos de tecidos e fios de lã, fitas cassetes, VHS, além de tubos de papelão. A estimativa é que só com essa edição do projeto sejam reutilizados cerca de meia tonelada de resíduos sólidos. Além disso, pelo menos 500 professores serão capacitados. 

Paralelamente, o projeto também conta com intervenções, bate-papos e apresentações especiais das peças "Bonecos, Ritmos e Músicas" e "No Curso do Rio". O primeiro espetáculo conta a história de Clarisvaldo Pescador, um contador de causos recém-chegado do interior e assustado com os arranha-céus e o ritmo acelerado dos habitantes da cidade grande. No decorrer do espetáculo, ele apresenta ao público seus novos amigos, personagens bem brasileiros, entre eles, o sambista Jorge Bola Sete, Ronaldo Hip Hop e Romualdo Surfista, que abordam a diversidade e celebram as diferenças culturais. O espetáculo é totalmente musical e interativo, com o público sendo convidado a imitar sons, tocar instrumentos imaginários e participar de brincadeiras e ritmos. A trilha varia de ritmos modernos até a tradicional Moda de Viola.

Já em "No Curso do Rio", que tem como foco principal o meio ambiente e atividades de reaproveitamento do lixo descartado, um morador simples do interior do Brasil que mantém conversas diárias com sua grande amiga, uma canoa esperta pelas previsões que faz quanto às mudanças de clima e época boa para pesca, desperta o interesse de um médico que visita à região e que se sente motivado a tratá‐lo ao saber de sua peculiar rotina. A peça foi inspirada no livro "Rosinha Minha Canoa" do escritor José Mauro Vasconcelos, autor de clássicos como "Meu Pé de Laranja Lima". A montagem teatral também tem como objetivo incentivar os alunos a prática da leitura. (Com informações da Hayai Assessoria de Imprensa e Comunicação)