PODER JUDICIÁRIO - TJSP inaugura 2ª Vara Criminal de Sertãozinho
Lena Aguilar
Na última terça-feira, 10, o Tribunal de Justiça de São Paulo instalou a 2ª Vara Criminal de Sertãozinho, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador José Renato Nalini, entre inúmeras autoridades representando o Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo, em solenidade realizada no Salão do Júri do Fórum da Comarca, a fim de agilizar os trabalhos forenses.
O desembargador José Renato Nalini pontuou a importância da instalação da 2ª Vara Criminal de Sertãozinho.
“É sempre gratificante para um presidente do TJSP poder oferecer para a população mais uma unidade judicial, porque isso significa acelerar a prestação jurisdicional. Sertãozinho mostrou ser bastante privilegiada e com importâncias relevantes no Poder Judiciário. Pessoalmente, estou muito feliz em realizar esta instalação em Sertãozinho”, aponta o desembargador e presidente do TJSP, José Renato Nalini.
O representante do Poder Executivo, prefeito José Alberto Gimenez, disse que esta conquista irá beneficiar toda a população.
“O Poder Executivo sempre foi um parceiro do Judiciário no sentido de melhorias para a população. Estou contente, pois é mais uma Vara Criminal instalada em Sertãozinho e beneficiará o andamento dos processos”, comenta o prefeito.
Sertãozinho possui população estimada de 119 mil pessoas e o Judiciário local conta com mais de 105 mil processos em andamento, nas cinco varas e no anexo fiscal. Para se ter uma ideia, apenas a 1ª Vara Criminal tem 12 mil processos e recebe distribuição média de 215 novos por mês.
O juiz Giovani Augusto Serra Azul Guimarães, que é magistrado e designado para a 2ª Vara Criminal de Sertãozinho, falou das expectativas.
“É uma satisfação muito grande poder participar desta conquista da comarca e sem dúvida a expectativa é que melhore a questão da tramitação dos processos criminais, a serenidade que tanto se espera das decisões judiciais. Mas o resultado positivo é voltado principalmente para a população de Sertãozinho. Foi muito bem-vinda a instalação da 2ª Vara Criminal”, disse o Juiz da 2ª Vara Criminal, Giovani Augusto Serra Azul Guimarães.
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Sertãozinho, Joanilson Barbosa, comentou sobre a visão da OAB em relação à implantação da 2ª Vara Criminal em agilizar os processos em andamento.
“Recebemos com satisfação porque a Vara Criminal estava entupida. Não tinha como sair muitos processos. Prescrevendo então, o réu acabava sendo absolvido pela prescrição - cometia um crime e o réu não tinha a responsabilidade por aquilo. Agora, cremos que vai ter uma serenidade na condição dos processos e Sertãozinho só tem a ganhar com isso”, finaliza o presidente da OAB Joanilson Barbosa.