Praça 21 de Abril recebe o evento “Ação Mulher” neste sábado

Junto da atual primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, e da ex-prefeita Maria Neli Mussa Tonielo, mulheres que já ocuparam o cargo de primeira-dama ou de presidente do Fundo Social celebram o Dia Internacional da Mulh
14/03/2016

As mulheres de Sertãozinho têm um importante compromisso neste sábado, dia 12: todas estão convidadas a participar do evento “Ação Mulher 2016”, que será realizado a partir das 8h, na Praça 21 de Abril.

            Corrida, caminhada, aulas de alongamento, treinamento funcional e dança, massagem, corte de cabelo, maquiagem e orientações de saúde são algumas das atividades gratuitas que serão oferecidas na praça, além de café da manhã.

            O Distrito de Cruz das Posses também terá sua Caminhada “Ação Mulher”, no mesmo dia e horário, com saída da Praça Central e chegada no Centro de Lazer e Esportes “Maurício Tadeu Roque”, onde serão oferecidas diversas atividades gratuitas para as mulheres.

            O evento “Ação Mulher 2016” conta com os patrocínios de Savegnago Supermercados, Caixa Econômica Federal, Copercana, Sicoob/Cocred, CEISE Br, Decathlon, El Shadai, Laboratório Dr. Pacca, Nossa Farmácia, Pink Cheeks, Renals, Sermed Saúde e Academia Espaço Mulher Fitness.

           

 

Ações em comemoração à Semana da Mulher movimentaram o município

 

Tiveram início na última segunda-feira, 07, as atividades em comemoração pela Semana da Mulher, organizadas pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Até a última sexta-feira, 11, todos os Centros de Referência de Assistência Social do município (CRASs), incluindo a unidade de Cruz das Posses e a extensão da Vila Garcia, receberam atividades de reflexão e de promoção da autoestima feminina, através da exibição de um filme, seguido por uma roda de conversa, e de cursos de automaquiagem. O CRAS do Jardim Santa Marta recebeu, ainda, mais uma edição do Bazar da Solidariedade, enquanto o Centro de Convivência do Idoso foi palco do lançamento da Exposição “Uma viagem à história das primeiras-damas e do desenvolvimento da Assistência Social de Sertãozinho” e de uma palestra sobre “Climatério e Sexualidade na Terceira Idade”.

 

Exposição

 

Na última terça-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, o Fundo Social de Solidariedade promoveu o lançamento da Exposição “Uma viagem à história das primeiras-damas e do desenvolvimento da Assistência Social de Sertãozinho”, no Centro de Convivência do Idoso – evento que foi acompanhado por dezenas de pessoas, com destaque para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni; do vereador Nilton César Teixeira; da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara; e da ex-prefeita Maria Neli Mussa Tonielo. Outras autoridades, como ex-prefeitos e secretários municipais também prestigiaram a ação.

A exposição consiste em um levantamento histórico, que teve como marco o ano de 1948, quando a cidade de Sertãozinho teve seu primeiro prefeito eleito por voto direto, sendo que, foi neste momento, que as primeiras-damas passaram a desempenhar funções beneficentes junto à sociedade. Além disso, a mostra também apresenta a trajetória da pioneira na Assistência Social de Sertãozinho, a senhora Vidalina Flóridi; bem como a atuação das mulheres que foram presidentes do Fundo Social de Solidariedade, mas não foram primeiras-damas.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, fez questão de reforçar a importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher. “Sabemos que o Dia da Mulher surgiu a partir de uma situação trágica e triste, em que 130 tecelãs foram queimadas vivas dentro de uma fábrica, por estarem lutando por igualdade de direitos frente aos homens. Nós temos que usar esse recorte histórico como motivação para seguir lutando por nossos direitos, porque sabemos que, mesmo hoje em dia, mais de 150 anos depois do episódio citado, as mulheres ainda sofrem diferenças, principalmente no campo profissional”, comentou Tatiane, que completou: “toda a equipe do Fundo Social está muito satisfeita com o lançamento dessa exposição, que de maneira despretensiosa, tem o objetivo de reconhecer parte das mulheres que tanto fizeram e que ainda contribuem com a população carente e entidades assistenciais. Esperamos que todas as mulheres de nossa cidade, que praticam o voluntariado, que promovem ações sociais, sintam-se representadas nas figuras de todas as nossas homenageadas”.

Dentre as primeiras-damas presentes ao evento, Ligia Eneida Bertagnoli Trigo, que atuou em dois períodos (1977/1983 e 1993/1996), agradeceu e elogiou a iniciativa do Fundo Social. “Acho que nenhuma de nós esperava por esse carinho; um reconhecimento que nos deixa muito honradas, principalmente, depois de tanto tempo passado, depois que fomos primeiras-damas. Só podemos agradecer ao Fundo Social pelo lindo trabalho e por nos conceder recordações tão lindas”, afirmou.

A Exposição “Uma viagem à história das primeiras-damas e do desenvolvimento da Assistência Social de Sertãozinho” seguirá em cartaz no Centro de Convivência do Idoso, durante todo o mês de março. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)