Prazo para vacinação contra brucelose é prorrogado por falta do imunizante
Produtores terão até dia 30 de junho de 2024 para garantir a vacinação dos rebanhos paulistas contra a doença
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) prorrogou o prazo para vacinação contra brucelose, que venceria em 30 de maio. O anúncio foi feito após relatos de diversos sindicatos rurais paulistas à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), na última semana, sobre ausência da vacina no mercado.
Os novos prazos estabelecidos são até 30/06 para vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses, contra a brucelose e até 07/07 para a entrega da comprovação de vacinação referente ao 1º semestre de 2024; e posteriormente a entrega do Certificado de Vacinação contra a brucelose junto aos estabelecimentos de beneficiamento de leite ou produtos lácteos. Também fica prorrogada até o dia 07/07 a entrega da Declaração de Atualização de Rebanhos junto à SAA. A iniciativa visa garantir que os produtores possam cumprir suas obrigações sanitárias legais, atravessando a fase de escassez do insumo para a vacinação dos animais.
“As Comissões de Bovinocultura da Faesp receberam inúmeras mensagens de produtores de vários sindicatos rurais, preocupados com a falta de doses de vacina contra a brucelose, a duas semanas do final do prazo para a vacinação. Logo, entramos em contato com a SAA, que já havia detectado o desabastecimento do medicamento e providenciou a ampliação do prazo em mais 30 dias para que a demanda seja atendida. A Faesp continua acompanhando essa questão”, aponta Tirso Meirelles, presidente da Faesp.
(Com informações https://faespsenar.com.br)