Prefeito Zezinho Gimenez inaugura Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas

15/07/2015

A população de Sertãozinho já pode celebrar a implantação de mais um serviço de grande importância na área da saúde. Trata-se do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), denominado “José Aparecido Léllis”, inaugurado pela Administração Municipal no último sábado, dia 04.

            Dezenas de pessoas compareceram à cerimônia de inauguração, incluindo representantes das áreas de saúde e assistência social do município, familiares do homenageado e autoridades, como o prefeito Zezinho Gimenez; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni; o presidente da Câmara Municipal, Silvio Blancacco; a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro; e a terapeuta ocupacional responsável pelo CAPS-AD, Luciana Beatriz Lopes. Outros secretários municipais e os vereadores Paulo Kroll, Leonardo Lima Dias Meira, Fabiano Trigo e Nilton César Teixeira também prestigiaram a ação.

            O homenageado, José Aparecido Léllis, não escondeu sua emoção com a honraria recebida. “Sinto-me muito honrado, pois acredito que essa homenagem marca de maneira muito especial, todas as décadas que me dediquei ao voluntariado. Estive presente, apoiando a instalação de instituições para assistência a dependentes de álcool e outras drogas, em diferentes ocasiões, e estou muito feliz por vivenciar esse momento tão especial, em que nossa cidade passa a oferecer um Centro de Atenção tão bem estruturado, para atender a quem precisa”, declarou.

            O presidente da Câmara, Sílvio Blancacco, falou em nome dos outros dois autores da denominação, os vereadores Ricardo Almussa e Leonardo Lima Dias Meira. “Eu me recordo como se fosse agora, do dia em que chegamos ao nome do senhor José Aparecido Léllis, para denominar o CAPS-AD. Uma homenagem mais do que justa, a um homem que ainda continua dedicando sua vida à filantropia. Aproveitamos para parabenizar a Administração Municipal pela obra, tão necessária para nossa cidade”, disse.

            De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, as expectativas de trabalho, com a implantação da unidade, são promissoras. “O CAPS-AD é um órgão de extrema importância para o município, que nos dará condições de prestar um atendimento mais adequado e humanizado aos cidadãos que sofrem de dependência química, e querem auxílio para vencerem esse momento difícil em suas vidas. Agora, teremos estrutura física e profissional para acolhermos esses pacientes, com o respeito que eles merecem”, pontuou.

            Já o prefeito Zezinho Gimenez avaliou o alcance social da obra inaugurada. “Hoje, estamos cumprindo um compromisso assumido em 2001, e para nós, concluir uma obra de grande alcance social, como esta, é uma alegria muito grande, pois acreditamos que, a partir de agora, os cidadãos que desejam vencer a dependência química, terão um incentivo a mais, por saberem que serão atendidos dentro de uma estrutura específica e por profissionais habilitados. Cuidar da saúde sempre foi uma prioridade em nossa Administração, e há outras obras prestes a contemplarem essa área, que serão entregues em breve, como a UPA e a UBS do Jardim Santa Rosa, por exemplo. Vamos seguir trabalhando e enfrentando as dificuldades com consciência e serenidade”, afirmou.

            Ao final da cerimônia, os convidados puderam conhecer as dependências do CAPS-AD, que tem capacidade de atendimento diário de até 45 pacientes, que por livre vontade, poderão receber apoio de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, educador físico, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, clínico geral, psicóloga e oficineiro, que tem por objetivo reabilitar e ressocializar os dependentes químicos, para que eles possam voltar a ocupar seus lugares nos diferentes âmbitos sociais.

            A reforma e adequação do prédio onde funciona o CAPS-AD resultaram em um investimento de R$ 96 mil, e contaram com serviços de adequações elétrica e hidráulica, instalação de sanitário para pessoas com deficiência, recepção, cobertura em policarbonato e pinturas em geral.

            O órgão está localizado à rua Carlos Gomes, nº 1.354, no Centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3942-3599. (Assessoria de Comunicação PMS)

Fotos