Prefeito Zezinho Gimenez participa da primeira reunião da Região Metropolitana

14/02/2017

Apresentar a necessidade de um Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Esse foi um dos objetivos da reunião que aconteceu na última quarta-feira, dia 08, em Ribeirão Preto, na qual o prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, esteve presente.

Também participaram representantes de outros municípios, da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo e da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). A reunião foi conduzida pelo prefeito anfitrião do encontro, Duarte Nogueira.

Essa foi a primeira reunião dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), após a promulgação da Lei Complementar, em junho do ano passado. A pauta também abordou sobre a definição do conceito e estrutura necessária para a efetivação da RMRP que reúne Sertãozinho e outras 33 cidades da região.

“Foi uma reunião com algumas explanações sobre a Região Metropolitana e a necessidade de se ter um Conselho Normativo e Deliberativo. Discutiu-se, ainda, quanto à criação da Agência Metropolitana, uma autarquia do Estado que terá a função de realizar todo um planejamento da Região Metropolitana; enfim, foi um encontro bem proveitoso”, comentou o prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto foi sancionada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante um evento no Palácio dos Bandeirantes, no dia 06 de junho do ano passado. O prefeito Zezinho Gimenez também esteve presente nesse dia, em São Paulo.

A RMRP é a primeira unidade regional do Estado fora da macrometrópole Paulista e é composta por 34 municípios, sendo eles: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.

“A Região Metropolitana conta com uma população estimada de 1,6 milhão de habitantes e, resumidamente, serão articulados dentro dela projetos de forma coletiva para essas cidades, o que, certamente, trará benefícios para todos esses municípios. Ao meu ver, o foco precisa ser a saúde”, avaliou Gimenez. (Assessoria de Comunicação PMS)