Prefeito Zezinho Gimenez se reúne com representantes do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial
Os aspectos relacionados à promoção da igualdade racial estiveram em pauta, no último dia 16, quando o prefeito Zezinho Gimenez recebeu representantes do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial para uma reunião, no Paço Municipal.
Durante a reunião, a presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial, Maria Malaquias, conduziu uma apresentação de todas as ações promovidas pelo órgão ao longo do ano de 2016. “Dentre os destaques do ano passado, citamos a conquista de uma verba federal, a partir de um projeto apresentado pelo Conselho para a Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, para capacitação de professores, no tocante ao ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, no valor de R$ 165 mil, que resultará na capacitação de 100 profissionais; além da publicação das Leis Municipais nº 6.191/2016, que incluiu o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar do município, e nº 6.193/2016 que criou o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, as quais, em nossa avaliação, aumenta a visibilidade e a abrangência das ações do Conselho, representando um grande avanço na área”, comentou Maria Malaquias, que vem estreitando o relacionamento com entidades de classe, para promoção de eventos que deem projeção à causa da igualdade racial, como a Festa Ubuntu, realizada em novembro passado, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
Na ocasião, os representantes do Conselho também entregaram ao prefeito Zezinho Gimenez um conjunto de propostas de melhorias na área de implementação de políticas públicas, promoção dos direitos humanos e de igualdade racial. “O prefeito foi muito receptivo com a nossa apresentação e se mostrou interessado na ampliação das ações em prol da igualdade racial, o que nos deixa bastante animados, pois é de extrema importância a participação do poder público na construção de uma sociedade mais humanizada. Nossa grande expectativa, no momento, é quanto ao parecer que o prefeito dará a uma das propostas em especial, que sugere a criação de um órgão de assessoria, que trabalhe junto ao Executivo, em prol das políticas para a promoção da igualdade racial no município”, comentou Maria Malaquias.
Ao final da reunião, Zezinho Gimenez elogiou o trabalho que o Conselho vem desenvolvendo, e reforçou a importância da ampliação da atuação do órgão. “Percebemos que o Conselho vem sendo gerido de forma séria e com muito empenho de seus representantes; tem se mostrado muito atuante. A Administração Municipal está sempre disposta a apoiar trabalhos que beneficiem a sociedade como um todo, principalmente, no caso da igualdade racial – um tema que já deveria estar mais do que alicerçado entre os cidadãos brasileiros”, encerrou o prefeito.
Vale destacar que, por ora, o Conselho da Promoção da Igualdade Racial também está envolvido nos preparativos da Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, que deve acontecer até o mês de junho – evento convocado pelo Governo Federal, a partir do tema: “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, em que se pretende discutir, junto à sociedade, soluções para o enfrentamento do racismo. A ação terá o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. (Assessoria de Comunicação PMS)