Prefeitura de Sertãozinho inicia reforma em prédio que abrigará a Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Júnior”

23/01/2017

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início, recentemente, aos trabalhos de reforma do espaço que abrigará a Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior”.

Com investimento da ordem de R$ 244,5 mil, os trabalhos consistem em melhorar a acessibilidade à Biblioteca, implantação de uma copa e, principalmente, promover as adequações dos sistemas elétrico e hidráulico. A execução dos serviços é de responsabilidade da empresa GG - Ribeirão Construções Ltda. – vencedora da licitação.

A previsão da pasta é de que a obra seja concluída em maio e, a partir daí a Biblioteca poderá se mudar para seu novo endereço: o Centro Cultural de Sertãozinho, onde também funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, à rua Sebastião Sampaio, nº 1.489 – Centro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, comentou a importância da mudança física da Biblioteca, para os servidores e os cidadãos. “Em conversa recente com a Diretora de Bibliotecas e do Centro Municipal de Memória, Sonia Sarti, ela pontuou a satisfação dos servidores com a proximidade da mudança para o novo espaço. Em relação aos benefícios, o maior deles diz respeito à acessibilidade, pois o novo local será dotado de rampas, banheiros para pessoas com deficiência, sala de recursos audiovisuais, acesso à internet, inclusive, com computadores que poderão ser utilizados pelos visitantes, além de outras comodidades proporcionadas pela funcionalidade das instalações”, afirmou o secretário.

Assim, dentro em breve, a Biblioteca Municipal estará inserida no chamado “Quadrilátero da Cultura”, anexa também ao Centro Municipal de Memória, à sala do Programa “Acessa São Paulo”, ao Museu da Cidade e à própria Praça “Manoel Rodrigues Santinho”, a “Praça da Cultura”.

 

Saiba mais sobre a Biblioteca

 

Antes de residir no endereço atual, na confluência das ruas Aprígio de Araújo e Washington Luís, a Biblioteca Municipal percorreu um caminho que teve início em uma sala da clínica de seu patrono, o Dr. Antônio Furlan Júnior, onde, hoje, se localiza o Pronto Atendimento da Sermed. Em seguida, foi instalada em frente ao Paço Municipal, em um imóvel comercial.

Criada pela Lei nº 112, de 30 de dezembro de 1957, a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior” completará 60 anos no próximo mês de dezembro.

Hoje, seu acervo bibliográfico reúne em torno de 20 mil exemplares, e a ampliação e renovação desses livros é feita através de licitações e das doações feitas pelos munícipes.

Todo mês, cerca de 1.050 pessoas passam pela Biblioteca, fazendo assim, a movimentação de, aproximadamente, 750 empréstimos de livros. Oficinas, saraus literários, eventos e apresentações artísticas também são alguns dos responsáveis pela frequência de visitantes.

Para fazer uso dos serviços, o interessado precisa comparecer à Biblioteca Municipal e apresentar o CPF, o RG e um comprovante de residência. Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um responsável. O cadastramento é gratuito.

E uma novidade: com a implantação do Sistema Municipal de Bibliotecas, por telefone, o munícipe pode obter informações sobre o acervo e até renovar seus empréstimos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3947-7571. (Assessoria de Comunicação PMS)