Prefeitura intensifica ações de conscientização sobre as hepatites virais no município
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, está realizando testes gratuitos para as hepatites B e C, dentro da campanha “Julho Amarelo”. Os exames estão sendo feitos durante todo o mês, das 7h30 às 16h, no Centro de Referência em Infectologia, que fica na Avenida Hideo Takada S/N, ao lado da UBS “José Pereira de Carvalho”, no Conjunto Habitacional Antônio Pedro Ortolan (Cohab 3).
A Campanha
A campanha “Julho Amarelo” foi criada no país pela Lei nº 13.802/2019, com objetivo de aumentar as ações de controle das hepatites virais, que são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E.
A doença, quando se manifesta, pode provocar cansaço, enjoo, dor abdominal, amarelamento da pele e dos olhos, fezes claras e urina escura, entre outros sintomas.
Além dos vírus, a hepatite pode ser causada pelo uso de medicamentos, álcool, drogas e também por doenças autoimunes, de origem metabólica ou genética.
Formas de contágio
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, em locais sem saneamento básico, pela falta de higiene, por alimentos contaminados, pelo contato com sangue contaminado, da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados ou pela relação sexual desprotegida.
Serviço
Teste gratuito para as hepatites B e C
Local: Centro de Referência em Infectologia; Avenida Hideo Takada S/N
Comparecer com um documento com foto. É obrigatório o uso de máscara dentro da unidade de saúde.
Ronaldo Oliveira – Departamento de Comunicação PMS