PREJUÍZO - Incêndio em barracão de amendoim da Copercana durou 4 dias
Fernando Laurenti
O incêndio em um galpão que serve de armazém de grãos na Copercana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), em Sertãozinho, na Rodovia Vicinal Antônio Baccega, foi extinto pelo Corpo de Bombeiros. O incêndio que durou 5 noites e 4 dias, dando muito trabalho ao Corpo de Bombeiros e funcionários da Copercana.
O barracão de 2.500m² começou a pegar fogo por volta das 9 horas da noite do último domingo, 31, e, até 10 horas da última terça-feira, 2, um dado importante para mostrar o estrago e prejuízo não só com o que estava depositado, mas sim com toda a logística que precisou ser montada para combater o incêndio, 1,7 milhão de água já havia sido gasto para tentar conter as chamas. No total, 6,5 mil toneladas de amendoim foram estragadas pelo fogo.
Segundo o capitão Rodrigo Quintino, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto, o incêndio não tinha previsão para acabar dada a complexidade da combustão oferecida pelo amendoim.
“O fogo atingiu o fundo do material, então, jogando água, apagamos apenas as chamas da superfície”, explica. “Além disso, o amendoim libera um óleo de combustão lenta que tarda a extinção do incêndio. Uma parte do telhado do galpão caiu na terça-feira, 2, o restante do telhado do barracão foi extraído no dia seguinte, na quarta-feira, 3, os bombeiros foram retirando o amendoim pouco a pouco e colocando as porções em um terreno para apagar o fogo em etapas. A técnica foi lenta, mas eficiente”, garante Quintino.
Nesta operação foram necessários 21 bombeiros, cinco viaturas dos Bombeiros e seis caminhões-pipa de Usinas e da Prefeitura Municipal de Sertãozinho para combater o incêndio. A causa do incêndio ainda não foi esclarecida e a empresa não informou de quanto foi seu prejuízo.
A Copercana, por intermédio de sua Assessoria de Imprensa, divulgou na sexta-feira, 5, uma nota oficial esclarecendo os fatos.
Nota à imprensa: Incêndio no Barracão de Amendoim da UNAME (Unidade de Grãos da Copercana), localizado na Rodovia Albano Baccega, s/n – km 1, Sertãozinho-SP
“Acabou! Fogo totalmente extinto”