PRESTÍGIO - Presidente do CEISE Br participa do Workshop Etanol – RenovaBio 2030 no Ministério de Minas e Energia
O presidente do CEISE Br, Paulo Roberto Gallo, será o moderador do painel O Papel do Etanol: Ponte para 2030, que terá como palestrante a diretora-presidente da UNICA, Elizabeth Farina, tratando da temática O Papel do Etanol e Construção Estratégica no Setor Energético. A seção fechará o Workshop Etanol – RenovaBio 2030, que será realizado no próximo dia 13, das 9h às 18h, no auditório do edifício sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília (DF).
A cerimônia de abertura contará com a participação dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Fazenda; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e do ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho.
Em seguida, será iniciado o painel Políticas Públicas, com apresentações de Plínio Nastari (DATAGRO) – Desafios Tecnológicos da Matriz Energética: O Papel do Etanol; Adriano Pires (CBIE) – Exemplos e tendência internacional para adoção de imposto ambiental; André Rocha (Fórum Nacional Sucroenergético) – Panorama do Setor Sucroenergético; e João Carlos Meirelles (Fórum de Secretários de Energia) – O setor energético brasileiro e o potencial dos derivados da cana. A moderação ficará a cargo do secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME, Márcio Félix Bezerra.
Já o segundo bloco, Abastecimento, será comandado por Renato Augusto Pontes Cunha (Sindaçúcar-PE), sob moderação de Pedro de Melo Robério Nogueira (Sindaçúcar-AL).
Sobre o RenovaBio – Biocombustíveis 2030: O RenovaBio 2030 é uma iniciativa do MME, que pretende ampliar a produção de biocombustíveis no Brasil, com base na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e financeira, em consenso com o compromisso brasileiro na COP21 e combinado com o crescimento do mercado.
Segundo o ministério, por meio do diálogo entre governo e os diversos agentes que atuam no mercado de energia, o projeto busca convergências sobre a relevância do biodiesel, do etanol e de novos biocombustíveis, com vistas à definição do papel dos biocombustíveis na matriz energética nacional. O resultado dessa iniciativa é fundamental para o diagnóstico setorial, para a identificação de necessidades e para o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.
Compromisso Brasileiro na COP-21:
Redução das emissões de gases de efeito estufa:
- 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025
- 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030
O maior desafio é reduzir as emissões no setor de energia. (Assessoria Imprensa CEISE Br)