PREVENÇÃO - Campanha “Novembro Azul” termina no próximo dia 28
A Secretaria Municipal de Saúde encerra no próximo dia 28, a Campanha “Novembro Azul” que, desde o início do mês, tem promovido atividades gratuitas de conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças recorrentes entre os homens, como hipertensão e diabetes.
“A Campanha ‘Novembro Azul’ funciona como um alerta para o público masculino que, muitas vezes, é relutante quando o assunto é saúde preventiva. Além de esclarecer sobre a importância da realização do exame da próstata, principalmente, a partir dos 50 anos de idade, nós aproveitamos a oportunidade para alertar sobre outras duas doenças crônicas silenciosas, que podem comprometer a saúde do organismo como um todo, além de acarretarem outras problemas, que são a hipertensão e o diabetes”, comenta a secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, que reforça: “teremos mais seis atividades gratuitas de esclarecimento em diferentes pontos da cidade, e reforçamos o convite para que os homens participem”.
As próximas atividades da Campanha “Novembro Azul” são:
- 22/11, terça-feira, às 10h, na UBS “Olívia Mendes Mossin” (Jardim Jamaica) - Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata, com o médico Dr. Camil Curi Neto.
- 23/11, quarta-feira, às 9h, na USF “Dr. Luiz Albanez Neto” (Jardim Helena) – Palestra sobre Saúde do Homem;
- 24/11, quinta-feira, às 9h, no Centro de Convivência do Idoso (Jardim Sumaré) - Café e roda de conversa sobre Saúde do Homem, com os profissionais da EMAD;
- 25/11, sexta-feira, às 9h, na UBS “José Pereira de Carvalho” (Cohab 3) – Palestra sobre Hipertensão Arterial, com os alunos de Enfermagem da Faculdade São Luís;
- 25/11, sexta-feira, às 9h, no Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Alvorada (CRAS 2) - Roda de conversa sobre Saúde do Homem, com a equipe de enfermagem da UBS “José Joaquim Bonfim”;
- 28/11, segunda-feira, às 13h, na sala de espera do Ambulatório de Ortopedia (Jardim Grande Aliança) – Roda de conversa sobre Saúde do Homem.
Vale lembrar que, no país, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, que estão orientados a realizar os exames de toque retal e do hormônio PSA uma vez ao ano, após os 50 anos de idade. Em casos específicos, o médico urologista pode solicitar esses exames antes da idade recomendada. (Assessoria de Comunicação PMS)