PREVENÇÃO - População deve atualizar a caderneta de vacinação anualmente

07/11/2016

Há quanto tempo você, que está lendo este texto, não procura uma sala de vacina para atualizar a sua boa e velha caderneta de vacinação? Se a resposta for há mais de um ano, está mais do que na hora de dar uma passadinha na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para fazer a atualização e ficar em dia com a sua saúde.

As notícias recentes sobre a confirmação de Febre Amarela em um macaco sagui encontrado morto na região central de Ribeirão Preto, tem servido de alerta para as pessoas atualizarem seus esquemas vacinais, conforme explica a secretária de Saúde de Sertãozinho, Rita Rosana Montenegro. “Quando acontece um fato como esse, as pessoas se mobilizam, no geral, por medo de contraírem a doença. No entanto, é preciso lembrar que, assim como a vacina que protege contra a Febre Amarela, outras também precisam de reforços, como é o caso da vacina contra difteria e tétano, que deve ser tomada a cada 10 anos, por exemplo. Portanto, a orientação é que a população, principalmente os adultos, procurem a sala de vacina mais próxima, pelo menos uma vez ao ano, munidos de seu cartão de vacinação, para atualizar sua imunização”, orienta.

Segundo informações do serviço de Vigilância Epidemiológica do município, “o atual esquema vacinal contra Febre Amarela consiste na aplicação de duas doses, dispensando o reforço a cada 10 anos, sendo que a vacina está disponível na rede pública, para maiores de 9 meses de idade”.

No município, a população conta com 8 opções de locais para atualização das cadernetas de vacinação. São eles:

 

- Centro de Saúde 2 – Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio;

- UBS “José Joaquim Bonfim” – Rua Paulo Meloni, 674 – Jardim Alvorada;

- UBS “José Pereira de Carvalho” – Avenida Hideo Takada, s/nº - Cohab 3;

- UBS “Francisco Xavier de Carvalho” – Rua Victório Bisson, 396 – Cohab 8;

- UBS “Olívia Mendes Mossim” – Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531 – Jardim Jamaica;

- UBS “Jaime Bonifácio da Silva” – Avenida Antônio Vanzela, 710 – Jardim Santa Rosa;

- USF “Dr. Luiz Albanez Neto” – Rua Sebastião Damascena, 184 – Jardim Helena;

- UBS “Dr. Edgard Silveira Pagnano” – Rua Floriano Peixoto, 1.034 – Cruz das Posses.

 

As UBSs atendem de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica, através do telefone 3945-7640.

 

Saiba mais sobre a Febre Amarela

 

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Em ambientes urbanos, o principal transmissor da Febre Amarela é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo causador da dengue, chikungunya e zika. Logo, tão importante quanto receber a vacina, é promover a prevenção por meio do combate ao mosquito transmissor, eliminando seus criadouros. (Assessoria de Comunicação PMS)