PREVENÇÃO - “Arrastão contra o Aedes aegypti” recolhe 200 toneladas de possíveis criadouros

Colaboradores do “Arrastão Contra o Aedes aegypti” recolhem materiais deixados por morador, no Conjunto Habitacional “José Garcia da Costa”, em Sertãozinho
28/12/2015

Sertãozinho e Cruz das Posses uniram forças no combate ao mosquito Aedes aegypti, e promoveram no último sábado, 19, um arrastão contra o inseto transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

            A ação, que teve realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Controle de Vetores, contou com apoio de outras secretarias do município, além de empresas parceiras. Em Sertãozinho, a ação contou com o reforço de 35 caminhões, uma máquina retroescavadeira e 120 colaboradores. Já em Cruz das Posses, foram utilizados 4 caminhões e 30 colaboradores.

            Essa verdadeira “força-tarefa” contra o mosquito Aedes aegypti teve balanço positivo: em 5 horas e 30 minutos de trabalho, as equipes percorreram as quase 40 mil residências do município e do Distrito, recolhendo impressionantes 200 toneladas de possíveis criadouros, entre eles, recipientes plásticos, garrafas, tambores e outros materiais sem utilização, que o Núcleo de Controle de Vetores classifica como “inservíveis”. “O balanço foi positivo, no sentido de termos eliminado tamanha quantidade de possíveis criadouros do mosquito, mas por outro lado, chama nossa atenção, e deve servir de alerta para a população, já que, nos últimos dois meses, havíamos recolhido 144 toneladas de inservíveis em diferentes regiões do município”, analisou o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Juliano Mossin.

            A secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, faz um alerta para a população. “Sertãozinho se diferencia por ter trabalhos de Vigilância Epidemiológica e de Controle de Vetores bastante eficazes, que são muito atuantes e estão sempre atentos à prevenção. Em 2015, nosso município seguiu a tendência nacional, de aumento de casos de dengue, mas felizmente, não registramos casos de dengue hemorrágica, Zika Vírus e Chikungunya, e nossa atuação está pautada em prevenir que essas duas últimas doenças sejam introduzidas em nossa cidade. Como todos sabem, o trabalho de prevenção ao Aedes aegypti necessita do compromisso de todos, Poder Público e população; por isso, faço um apelo aos cidadãos, para que evitem o acúmulo de materiais em seus quintais, principalmente, em áreas desprotegidas da chuva. Tudo que o mosquito da dengue precisa para se reproduzir, é que não sejamos conscientes e organizados”, reforçou.

 

            Vale lembrar

 

            Para quem for viajar nos próximos dias, algumas dicas são importantes:

 

            - Não deixe qualquer objeto que possa acumular água exposto à chuva;

            - Piscinas devem estar com a água devidamente tratada e cobertas;

            - Os pratinhos dos vasos de plantas devem estar preenchidos com areia;

            - Peça a quem for tratar do seu animal de estimação, que faça a higienização de comedouros e bebedouros com escova e sabão, diariamente;

            - Verifique se não há galhos e folhas obstruindo a passagem da água nas calhas;

            - Veja se caixa d’água está tampada corretamente;

            - Coloque telas nos ralos;

            - Mesmo em ambientes cobertos, procure guardar as garrafas sempre de boca para baixo;

            - Pneus sem utilização devem ficar em local coberto ou ser descartados no Núcleo de Controle de Vetores (avenida José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Athenas).

            Mais informações: 3945-5369. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)

Fotos