PREVENÇÃO - “Arrastões Contra a Dengue” coletam mais de 60 toneladas de possíveis criadouros do mosquito transmissor
A Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Controle de Vetores concluíram, no último sábado, 31, o quarto arrastão contra a dengue, nos bairros com maior concentração de criadouros do mosquito transmissor da doença. Na ocasião, os bairros visitados foram Jardim Alvorada e Iracema que, juntos, totalizaram a coleta de 12 toneladas de materiais inservíveis, que os cidadãos descartaram de suas residências.
Ao todo, quatro arrastões foram realizados em oito bairros. O resultado desse pente fino impressiona: 62 toneladas de possíveis criadouros foram coletadas e descartadas corretamente, evitando a procriação do mosquito Aedes Aegypti.
“Realmente, a quantidade de materiais descartas impressiona, mas não deixa de ser um retorno positivo às ações, pois mostra que a população está engajada e preocupada com a dengue. Só podemos agradecer pelo apoio da Secretária de Indústria e Comércio, Garagem Municipal, Copercana, Destilaria Santa Inês, Usina Santa Elisa e Usina Santo Antônio, na disponibilização de máquinas e colaboradores, além de parabenizar a equipe do Núcleo de Controle de Vetores, pelo excelente trabalho”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro.
Próxima etapa
E o combate à dengue não deve parar no município. De acordo com informações do Núcleo de Controle de Vetores, mais uma etapa do “Arrastão Contra a Dengue” já está planejada para este mês de novembro.
“Na primeira etapa, priorizamos o atendimento àqueles bairros em que havia maior concentração de criadouros. Agora, vamos expandir as ações para outras regiões do município, pois o combate à dengue deve envolver a cidade toda, unindo a população com um único propósito: a promoção da saúde, através da prevenção”, destacou o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Juliano Mossin.
O próximo arrastão acontecerá no próximo dia 14, das 7h às 12h, nos bairros Distrito Industrial, São João, Jardim Soljumar, Jardim Sumaré, Alto da Semar e Jardim Golive. Assim, a população deve aproveitar a oportunidade para descartar tudo o que pode servir como criadouro para o mosquito da dengue: pneus velhos; garrafas de vidro e PET vazias; recipientes diversos sem utilização, como baldes, latas, vasos e tambores; entre outros.
Caso o munícipe não esteja em sua residência no horário da ação, apenas neste dia, antecipadamente, ele poderá deixar os materiais a serem descartados em sua calçada e/ou lixeira.
Durante o arrastão, os agentes de controles de vetores visitarão as residências, passando, também, orientações aos moradores contra a proliferação de roedores e animais peçonhentos.
No próximo dia 28, os bairros contemplados com a ação serão Cohab 4, Jardim Jamaica, Nassim Mamed, Cohab 7, Jardim Vitória e Santa Adélia.
Dúvidas sobre o “Arrastão Contra a Dengue” podem ser esclarecidas pelo telefone do Núcleo de Controle de Vetores: 3945-5369. (Assessoria de Comunicação PMS)