Primeira plataforma de doação em criptomoeda lançada no Brasil

09/12/2024

Entre as vantagens de doar com criptomoedas está a experiência segura, rastreável, eficiente e sem taxas

Você provavelmente já ouviu falar sobre blockchain e criptomoedas em notícias relacionadas ao mercado financeiro, mas já parou para pensar que ambas também podem ser utilizadas para ações sociais? Essa ação agora é realidade graças ao Dominó do Bem , projeto idealizado e mantido pela Sherlock Communications . É uma plataforma inovadora e pioneira no Brasil que utiliza essa tecnologia para conectar ONGs e doadores por meio de doações em criptomoedas.

Blockchain é uma rede na qual podemos registrar e trocar informações, assim como a internet, mas de forma descentralizada. Criptomoedas são semelhantes a qualquer tipo de dinheiro, mas são 100% digitais e não são emitidas por nenhum governo, como é o caso do dólar ou do real.

O uso do blockchain garante que 100% das doações cheguem diretamente às ONGs, sem intermediários, permitindo que a plataforma ofereça segurança e transparência aos doadores. Ao mesmo tempo, permite que as ONGs tenham maior autonomia na gestão de seus investimentos.

Para doar, basta criar uma conta, conectar sua carteira de doador, escolher uma campanha social e o valor a ser doado. Atualmente, o Dominó do Bem opera apenas com a rede Polygon, e utiliza a criptomoeda MATIC, atrelada ao USDC e lastreada pelo dólar americano (por isso também é conhecida como stablecoin). Na plataforma, você pode explorar e navegar por todas as páginas ou usar os filtros para encontrar ONGs que trabalham especificamente com as causas que o doador também tem interesse. 

“Funciona como qualquer outra doação normal. Pense na criptomoeda como uma forma de oferecer seu apoio. Se você doar 10 moedas, por exemplo, a ONG ou projeto escolhido receberá o mesmo valor”, explica Patrick O'Neil, sócio-fundador da Lupa do Bem e da Sherlock Communications, além de idealizador do Dominó do Bem. Ele ressalta ainda que, por meio das criptomoedas, é possível fazer doações para qualquer lugar do mundo de forma quase instantânea e sem a necessidade de intermediários, como bancos e conversões financeiras.

A inspiração para criar ferramentas como Lupa do Bem e Dominó do Bem veio da observação de uma disparidade de reconhecimento entre brasileiros engajados em melhorar suas comunidades e estrangeiros interessados em entender e apoiar essas iniciativas. A ideia do Lupa do Bem nasceu com o objetivo de destacar e apoiar projetos locais que muitas vezes passavam despercebidos. O Dominó do Bem, por sua vez, foi criado como uma resposta a essa necessidade que foi identificada no ecossistema de blockchain brasileiro, buscando eliminar intermediários em doações e fornecer uma plataforma direta de apoio financeiro a ONGs.

A seleção de projetos e entidades beneficiadas pelo Dominó do Bem é baseada na abertura a todas as iniciativas que precisam de financiamento. No entanto, atenção especial é dada a projetos menores, que muitas vezes precisam de recursos e expertise para promover suas organizações.

 

Quem já usa o Domino do Bem?

Atualmente, há seis ONGs cadastradas no Dominó do Bem, elegíveis para receber doações em criptomoedas para manter e expandir suas atividades. Outras quatro estão prestes a serem incluídas na plataforma. Uma das ONGs já ativas é a Mais1Code, que capacita jovens de baixa renda para trabalhar com tecnologia e programação.

“O grande diferencial dessa plataforma é a possibilidade de receber recursos via criptomoedas, o que nos possibilita receber doações de qualquer lugar do mundo, além de nos permitir atingir um público mais diverso, comprometido com o impacto social e que busca formas inovadoras de contribuir. Essa ferramenta será crucial para ampliar nosso alcance e potencializar as transformações que promovemos em comunidades periféricas por meio da educação e da tecnologia.”

Outra plataforma que já se beneficiou do Dominó do Bem é o Play4Change, iniciativa que apresenta o universo cripto a jovens de regiões carentes e oferece incentivos em criptomoedas para que os beneficiados possam concluir os estudos até o ensino médio.

 "Por meio da parceria com o Dominó do Bem, esperamos potencializar o impacto social, conectando organizações e comunidades a recursos que impulsionem transformações reais e sustentáveis. Juntos, expandiremos nosso alcance e promoveremos soluções inovadoras para gerar mudanças positivas", afirma Rodrigo dos Santos, cofundador do Play4Change.

 

Parceria estratégica com tecnologia blockchain

O Dominó do Bem conta com o suporte operacional da plataforma blockchain Cryptum e da empresa Vastuu, responsável pela interface do portal com o usuário.

A plataforma Dominó do Bem se destaca pelo uso inovador da tecnologia blockchain, garantindo eficiência transacional, redução de custos e total transparência. Segundo André Salem, a contribuição da Cryptum como Blockchain-as-a-Service acelerou a integração com a Web3, abrindo portas para futuras adaptações. Com mais de 15 redes blockchain abstraídas, a Cryptum oferece um stack tecnológico abrangente, deixando a plataforma pronta para evoluir e se adaptar às inovações do ecossistema blockchain sem esforço adicional de implementação.

“Vemos o blockchain como um instrumento fundamental para impulsionar a nova economia e transformar a sociedade na era da Web. Além de monitorar e dar transparência às transações na Dominó do Bem, a empresa tem como objetivo tokenizar ativos socioambientais, catalisando transformações possibilitadas pela tecnologia. A Cryptum, comprometida com sua missão, busca apoiar iniciativas que se beneficiem dos recursos do blockchain, contribuindo de forma objetiva e assertiva para catalisar o impacto socioambiental proposto pela união dos objetivos da Dominó com a tecnologia blockchain”, explica André Salem, CEO e fundador da Cryptum.

Em apoio ao Dominó do Bem, a Cryptum oferece suporte em modelagem de produtos e ferramentas de blockchain prontas para uso. Esta parceria estratégica visa fortalecer a iniciativa, combinando expertise e recursos técnicos para potencializar os impactos sociais e ambientais almejados pelo projeto.

 

Sobre a Dominoes of Good

A Dominó do Bem é uma plataforma pioneira que utiliza a tecnologia blockchain para conectar doadores e ONGs de forma direta e segura, com contribuições que podem ser feitas de qualquer lugar do mundo usando criptomoedas. Assim como a Lupa do Bem, a Dominó do Bem é idealizada pela área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da Sherlock Communication

 

SHERLOK COMUNICATIONS - Rodrigo Borges

LEGENDA

Dominó do Bem, primeira plataforma de doações em criptomoedas, é lançada no Brasil

Arte/Dominó do Bem