Princesas lutam por igualdade e príncipes assinam embaixo!

Por meio da literatura, Thais Linhares convida crianças a desconstruírem estereótipos para combater a violência de gênero
No reino da escritora e ilustradora Thais Linhares, as princesas não são frágeis e os príncipes se colocam como aliados na luta por igualdade. Especialista em Direitos Humanos, ela dá início a uma revolução necessária para estimular meninos e meninas a descontruírem estereótipos e combater o machismo.
Nas obras Princesas em Greve! e Príncipes em Marcha!, publicação da Cortez Editora, a autora conscientiza sobre o fardo de crescer sob as expectativas de uma sociedade pautada em padrões inatingíveis, e que impõe roupas, cores e núcleos específicos para cada gênero, além de perpetuar comportamentos fomentadores de discriminação, violência e injustiça.
Em vez de viverem trancadas em uma torre, as princesas são convidadas a vislumbrar um horizonte colorido, dinâmico e desafiador, no qual podem se tornar médicas, jardineiras ou astronautas. Thais as impulsiona a serem autênticas e corajosas como a ativista Malala Yousafzai, a compositora Chiquinha Gonzaga e a escritora Carolina Maria de Jesus.
Que se reconheça que o feminino é parte do mundo, não mais nem menos que nenhuma outra parte. Que está na vida, nos mistérios, no sagrado – presente ou ausente. Portanto, não se pode usar nem o divino, nem o profano para limitar uma princesa. (Princesas em Greve!, p. 24)
Os heróis dos contos de fadas unem forças para romper preconceitos e acabar com estereótipos de violência em Príncipes em Marcha!. Eles aderem ao manifesto das princesas em uma aliança imbatível, transformadora e salvadora. Neste volume, Thais promove um importante debate sobre a masculinidade, ao mostrar que meninos choram, sentem medo e não precisam vencer todas as batalhas.
Como aliados na construção de um mundo melhor, são incentivados a valorizar o bem e a refletirem: “É mais valente quem usa a espada ou o coração?” e “Por que fazer estátuas para os que promoveram a guerra e não para os que negociaram a paz?”. Para inspirá-los, o livro destaca figuras como o advogado abolicionista Joaquim Nabuco, o militar paraquedista Sérgio de Carvalho, o professor Paulo Freire e o humorista Henfil – todos agentes de profundas mudanças sociais.
Ao encorajar os meninos a serem protetores da Terra, conciliadores, bailarinos, abolicionistas, cuidadores de idosos e ativistas contra qualquer forma de opressão, Thais Linhares ressalta o que deveria ser evidente: príncipes e princesas são plenamente capazes de realizar as mesmas conquistas e de contribuir para que todos convivam em um ambiente mais justo e igualitário.
Fichas técnicas
Título: Princesas em Greve!
Autora: Thais Linhares
Editora: Cortez
ISBN: 978852492675-4
Páginas: 34
Preço: R$ 59,00
Onde encontrar: Amazon
Título: Príncipes em Marcha!
Autora: Thais Linhares
Editora: Cortez
ISBN: 978655555478-6
Páginas: 34
Preço: R$ 57,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora:
Especializada em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação pela UFRJ, Thais Linhares tem uma carreira focada em literatura, cine-animação e quadrinhos. Entre os prêmios que recebeu, contam o do SEC-RJ de roteiro de longa; o Jabuti e o Catálogo White Ravens da Biblioteca de Munique; Neide Castanha Direitos Humanos; Odyssée Residência Artista Estrangeiro – ACCR: Centros Culturais da França.
Redes sociais: Instagram | YouTube
Sobre a editora
Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.
Site: Cortez Editora | Instagram: Cortez Editora | Youtube: TV Cortez | Facebook: Cortez Editora
www.lcagencia.com.br