Profeta Jeremias no CAP. 17: 5-6

24/06/2024

Américo Perin

Peguemos um palito de fósforo, aqui usado apenas como exemplo, e o dividamos em duas metades. Peguemos uma delas e perguntemos para nós mesmos de onde ela veio. É claro que a resposta será: veio do palito inteiro. Façamos o mesmo com essa metade e também a mesma pergunta; a resposta será a mesma.

Muito bem, se fizermos esse procedimento seguidamente, os pedaços serão, obviamente cada vez menores e haverá um instante onde restará apenas uma célula que, se for seccionada, fará surgir prótons, elétrons e aí já, através de cálculos, nanociência, haverá um momento em que certamente surgirá uma partícula que, de tão pequena, será invisível e indivisível, não permitindo que se continue com a experiência... Nesse momento, nos perguntaremos: de onde veio? Quem a criou?...

Pois é. Num certo momento da eternidade, um Ser superior, um Grande Arquiteto, criou nosso Universo conhecido e todos os outros que compõem o espaço da eternidade. Sua obra-prima, com certeza, está onde colocou o planetinha azul. E aí criou, entre outros seres vivos... O homem!!!!!!!

Este tema me foi inspirado pelo comentário do nosso leitor de São Paulo, o Engenheiro Professor Doutor Giuseppe D’Agostino, e que transcrevo abaixo:

“Caro maestro Américo:

Boa noite!

Parabéns pelo texto "Ah nós humanos" publicado no jornal "Agora Sertãozinho e Região".

E lembro do profeta Jeremias no Cap. 17: 5-6.

"Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!"

"O homem é o lobo do homem" é uma ideia tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem. Esta afirmação consiste em uma metáfora que indica que o homem é capaz de grandes atrocidades e barbaridades contra elementos da sua própria espécie."

E acrescentamos a estas afirmações a questão da ignorância, como você mesmo diz, "a mãe de todos os vícios"...

Como dissemos, a ciência é protagonista das maiores transformações que a humanidade já experimentou. Entretanto, quando falamos em ciência, não podemos esquecer de que é feita e produzida pela mão do homem, que, na atualidade, o vemos dirigido e dominado por grandes interesses de grupos e corporações, todas devotas de Mamon, a quem a humanidade se curva e se subordina, desde os primórdios.

Portanto, não confiamos no homem que é lobo, e o maior deles é o lobo político!

Grande abraço!”