Projeto de lei do vereador Niltinho é aprovado em segundo turno

21/09/2015

Durante a Sessão da Câmara de terça-feira (15), foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei nº 136/15, de autoria do vereador Nilton César Teixeira (Niltinho), que dispõe sobre o Programa Municipal para Identificação e Tratamento da Dislexia na Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o vereador, o próximo passo é encaminhar o projeto ao Poder Executivo. “Assim que aprovado, o programa será realizado anualmente oferecendo exames para identificação da dislexia a todos os alunos da rede municipal de ensino. Será uma grande conquista para saúde e educação de nossa cidade”, pontua.

Para execução do programa uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo será responsável pelo diagnóstico.

É importante ressaltar que, além da prevenção, o programa prevê o tratamento do aluno. “Será mais uma parceria importante entre Câmara e Prefeitura, através das Secretarias de Educação e Saúde”, finaliza o vereador.

A Dislexia não é uma doença. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, “a Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD)”. 

(Assessoria de Imprensa do Vereador Niltinho) – com informações de http://dislexia.org.br