QUALIFICAÇÃO GARANTE MAIORES SALÁRIOS
A importância da qualificação profissional e do estudo continuado para quem deseja promover um salto de qualidade na carreira é comprovada diariamente por muitos exemplos. Pesquisas demonstram que aquelas pessoas preocupadas em manter um ritmo de qualificação após a conclusão da graduação têm maior probabilidade de ocupar cargos de destaque nas empresas.
A grande dificuldade das empresas é encontrar gente capacitada no mercado. Existe uma demanda muito grande de pessoas em busca de emprego, mas que não têm qualquer qualificação. O ensino médio é o requisito básico para ter possibilidades de conquistar uma boa vaga, mas as exigências não param por aí. Faça cursos profissionalizantes, busque áreas do seu interesse e se aprofunde. Fora isso, é fundamental apresentar um bom currículo, seguindo as regras de apresentação básica.
Em Sertãozinho, muitas opções estão disponíveis. Uma delas é a Fatec, faculdade pública, gratuita, que oferece cinco cursos na cidade. Além do vestibular tradicional, podem ingressar pessoas que já possuem curso superior completo ou que trancaram matrícula em faculdades particulares e aproveitam todas as disciplinas cursadas. Acesse www.vestibularfatec.com.br e confira as opções.
Mas só a formação não é suficiente. É preciso conhecimento, perspectiva e atitude. Saber fazer é bom. Saber fazer acontecer é ótimo.
Para os empreendedores, a regra é a mesma. A melhor maneira de manter seu negócio evoluindo é evoluir com ele. O proprietário é o reflexo do seu empreendimento. Se ele parar no tempo, é sinal de que você também parou. Por isso, é fundamental investir constantemente na sua própria qualificação. O segredo é continuar aprendendo e buscando novas oportunidades para se desenvolver. Existem diversos cursos, palestras e oficinas que ensinam a realizar com mais eficiência o trabalho que você já faz, além de ajudar você a gerenciar ainda melhor o seu negócio, manter um ambiente de trabalho mais produtivo, entre outras possibilidades.
O esporte nos dá demonstrações de espírito de equipe, garra e também ensina uma lição especial: grandes talentos são formados em casa. Não é à toa que muitas empresas investem cada vez mais no treinamento e na capacitação dos seus profissionais. No entanto, a grande dúvida que surge sobre o assunto é sempre a mesma: compensa investir na evolução de um profissional se no outro dia ele pode ir embora? Para responder, primeiro precisamos pensar naquilo que faria esse profissional mudar de emprego. Salários melhores, desafios maiores e mais reconhecimento são algumas alternativas. Então, a nossa resposta poderia ser: não vale a pena investir no colaborador porque, fazendo isso, aumentam as chances dele buscar um trabalho que atenda melhor às suas expectativas. Certo? Errado.
O raciocínio pode parecer óbvio, mas é porque nos esquecemos de um fator fundamental: a diferença que colaboradores qualificados fazem pelo seu negócio. Se você também investe nos seus funcionários, tenha a certeza que esse investimento vai trazer retorno. Mais produtividade, novas ideias e diferenciais técnicos são características que acompanham os melhores profissionais. E onde estão esses profissionais? Claro, nas melhores empresas. Perceba que existe uma relação muito próxima entre a qualificação de uma empresa e a qualificação seus funcionários.
Em resumo, ao investir nos seus colaboradores para que eles façam mais pelo seu negócio, você consegue meios de retribuir, fazendo mais ainda por eles. Isso significa os tão sonhados melhores salários, novos desafios e o reconhecimento. Agora, veja só: esses eram, justamente, os motivos que levariam seus funcionários a mudar de emprego.
Agora, temos a resposta para a nossa pergunta. No fim das contas, investir em qualificação profissional compensa, porque o investimento, em vez de afastar, aproxima os seus colaboradores e oferece possibilidades de crescimento mútuo, além de valorizar o mais importante: as pessoas que fazem seu negócio evoluir.
.
Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, professor do curso de Gestão Empresarial da Fatec/STZ e da Unip/RP.
A Fatec – Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho – está com inscrições abertas para seu processo seletivo (vestibular). Curso superior de Gestão Empresarial (matutino e noturno), Mecatrônica (matutino), Manutenção Industrial (noturno), Gestão da Produção (noturno) e Mecânica (noite). Maiores informações pela internet (www.fatecsertaozinho.edu.br) ou pelo telefone (16) 3942-5806.