Quantas vezes é necessário recomeçar para se reconhecer?
Em obra ficcional, Janaína Santana retrata desafios das mulheres frente aos traumas e abus0s e convida o leitor a trilhar uma jornada de descoberta e pertencimento
A sensação de ser um “peixe fora d’água” remete ao desconforto de estar longe do próprio habitat, o que representa insegurança, desequilíbrio e falta de direção. Com essa premissa, a escritora Janaína Santana apresenta Embaixo do Aquário, romance em que revela as múltiplas vivências de uma família marcada por acontecimentos traumáticos e a necessidade de reconexão.
Na trama, a protagonista Tina, ex-nadadora, retorna ao Brasil após uma temporada morando em Boston. Na expectativa pelo reencontro com as irmãs Lena e Tetê, ela reflete sobre as experiências que viveu nos últimos anos. Entre encontros e desencontros, as personagens lidam com os traumas e buscam apoio para superar essas dores.
O sonho de Tina no esporte se perdeu quando ela foi abusada, desencorajada e, por mais que alcançasse todas as metas pessoais, permanecia longe de se tornar uma atleta olímpica da natação. A irmã, Lena, virou engenheira eletricista. Viúva ainda jovem, enfrenta os desafios da maternidade solo. Já Tetê, formada em medicina, vive um casamento conturbado e torna-se alcoólatra.
Mesmo sendo um lugar familiar, as lembranças por ele suscitadas na memória de Tina não foram muito agradáveis, e ela começou a se sentir ansiosa, dando-se conta de que tormentos que ela julgava superados ainda estavam presentes no fundo de sua memória, incomodando-a e fazendo-a reviver o que julgava serem os piores momentos da sua vida.
(Embaixo do Aquário, p. 106)
Atleta amadora na juventude, Janaína Santana transita com sensibilidade pelas emoções e desejos das irmãs em várias fases de suas vidas, em narrativa ambientada em uma pequena cidade fictícia do interior de Minas Gerais. Por meio das reflexões individuais sobre causas e consequências, a autora evidencia como cada uma delas enxerga e lida com os desafios do mundo à sua maneira.
Ainda que, por vezes, as verdades reveladas entre um gole e outro de café, como na vida real, causem dor, o leitor se vê inevitavelmente espelhado nas vivências, nas perdas e nas vitórias das irmãs. Embaixo do Aquário é um lembrete de que, mesmo fora do habitat ideal, é possível atravessar as turbulências da vida e seguir em frente.
Ficha Técnica:
Título do livro: Embaixo do Aquário
Editora: Viseu
ISBN/ASIN: B0DQR9TM8T
Páginas: 205
Preço: 60,90
Onde comprar: Amazon
Sobre o autor:
Janaína Santana nasceu em 17 de março de 1986, em Contagem-MG, a caçula de uma família de quatro irmãos. Filha de pai metalúrgico e mãe costureira, teve na família os maiores estímulos de busca pelo conhecimento e exemplos de resiliência. É graduada em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde teve oportunidade de ter um contato mais amplo com o mundo da literatura. É policial rodoviária federal desde 2016, atividade que, todos os dias, a faz estar na linha de frente e conhecer personagens reais, cujas histórias raramente são contadas em locais que não sejam os boletins de ocorrência policial ou de acidente de trânsito, mas que são a pura expressão do enredo da vida real.
Instagram: @janasantana_86
www. lcagencia.com.br