Rede Incluir realiza “I Ciclo de Debates”

Rede Incluir realiza “I Ciclo de Debates”
30/06/2015

Na manhã dessa quinta-feira, 18, aconteceu o I Ciclo de Debates da Rede Incluir, com a palestra “Instrução Normativa nº 98: Procedimentos para a Inclusão da Pessoa com Deficiência nas Empresas”, no auditório do Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP). O evento teve como realizadores o CEISE Br, Prefeitura Municipal de Sertãozinho, ACIS, CIESP Sertãozinho, SENAI, CAPE – Centro Avançado de Pedagogia Empresarial, Grupo de Recursos Humanos de Sertãozinho e KMA Consultoria e Treinamentos.

 

A apresentação ficou por conta do psicólogo, coach e consultor em educação organizacional, Aldo Aguilar Bianco, e foi destinada aos empresários do comércio e da indústria, e gestores de recursos humanos. Público e palestrante puderam trocar experiências, e discutir desafios e possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência nas organizações, de acordo com os preceitos da Instrução Normativa n.º 98 de 15/08/2012.   

 

Segundo Bianco, a IN diz, entre outras diretrizes, que um Auditor Fiscal do Trabalho é direcionado a verificar e garantir o direito ao trabalho das pessoas com deficiência ou reabilitadas, em condições iguais de oportunidades em relação às demais, respeitando, por exemplo, “a distribuição dos mesmos nos diversos cargos, funções, postos de trabalho, setores e estabelecimentos (de forma proporcional), tendo como parâmetro as reais potencialidades individuais e as habilidades requeridas para a atividade”.

 

Para o secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, há falta de interesse do empresariado em contratar pessoas com deficiência. “O talento, a capacidade produtiva desses profissionais são excelentes. Ainda é necessário investimento em qualificação profissional, para que se harmonizem os interesses socioeconômicos do empresário”, enfatizou ele.

 

No encontro, representantes do Supermercado Savegnago e da empresa HPB Energia apresentaram seus programas de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD’s).

 

Ao final, Carlos Roberto Liboni; o pedagogo empresarial do CAPE, José Carlos Paixão; a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína Crosara; o Diretor Executivo do GERHAI e também representando o CEISE Br,  José Darciso Rui; e o palestrante Aldo Aguilar Bianco participaram de um debate sobre o tema em questão.