Reestruturação: um olhar respeitoso aos servidores e à população

26/12/2016

Por Leonídio de Oliveira Jr., secretário de Administração

 

Nos últimos tempos, o que mais se ouve, dentro e fora das organizações de um modo geral, é a necessidade de melhorar, cada vez mais, o ambiente de trabalho, a profissionalização e as ações de engajamento e motivação junto aos funcionários.

Assim, com a aprovação das leis propostas pelo Poder Executivo na Câmara de Sertãozinho, no início deste mês, a Administração Municipal dá mais um passo importante, já que, a partir do próximo ano, entrarão em vigor a reestruturação de cargos e o novo estatuto que estabelece os direitos e deveres dos servidores, atualizado com a legislação e alterada a partir das diretrizes Constitucionais.

São várias as melhorias, das quais podemos destacar: 1) a modernização da estrutura organizacional, com a definição de secretarias, departamentos e seções administrativas; 2) a criação da Secretaria da Cultura; 3) organização e atualização do quadro de pessoal, 4) com padronização de horários de trabalho, conforme necessidade do município e 5) correção de distorções salariais; 6) todos os cargos com descrição de funções, horário de trabalho e escolaridade, e a extinção de gratificações.

É preciso pontuar que, esse trabalho volumoso somente foi possível graças ao empenho de todos que, liderados pelo prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, trabalharam diuturnamente e incansavelmente.

Para se ter uma ideia, a última “grande” alteração na estrutura organizacional da Prefeitura de Sertãozinho ocorreu em 1989, ou seja, há 27 anos. E a Lei do Estatuto é de 1996, ou seja, 20 anos.

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Sertãozinho ainda terá outros ganhos como, por exemplo, estará melhor organizada, ágil, enxuta (diminuição de cerca de 80 cargos comissionados), eficiente e, consequentemente, melhor preparada para atender as demandas da população.

Com a aprovação do novo estatuto e dessa reestruturação, a Administração Municipal se prepara para a realização do Plano de Carreiras do Servidor, fazendo aquilo que já se tornou uma marca: um olhar diferente, moderno e sensível; mas, acima de tudo, um olhar respeitoso aos servidores e à população de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses.