REFLEXÃO E CONSCIENTIZAÇÃO - Sertãozinho promove eventos pelo Dia da Consciência Negra
No próximo dia 20, sexta-feira, será feriado em Sertãozinho, por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, conforme a Lei nº 5.998, de 27 de outubro de 2015, de autoria de Executivo Municipal, publicada na edição nº 1.395 do Jornal Oficial do Município, disponível para consulta no site da Prefeitura (www.sertaozinho.sp.gov.br).
Porém, as celebrações por conta do Mês da Consciência Negra terão início a partir do próximo dia 12, quando diversas atividades culturais serão realizadas no município, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os aspectos ligados à discriminação racial.
A Presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Maria Malaquias, ressaltou a importância das atividades. “De uns anos para cá, o dia 20 de novembro, por sua representatividade, passou a ser utilizado para se discutir vários aspectos da discriminação racial, pois o preconceito não acontece apenas com os negros, mas também com os indígenas, por exemplo. Percebemos que essas discussões têm ganhado corpo no país, e a tendência é de que o dia da morte do herói da resistência negra, Zumbi dos Palmares, torne-se também o marco para as reflexões sobre a discriminação racial como um todo”, analisa.
Os eventos que serão realizados no município são gratuitos. Confira a programação e participe:
- Dia 12/11, quinta-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Sertãozinho
Palestra: “Reflexão sobre as lutas contra o racismo e por igualdade de direitos do movimento negro, o que possibilitou a comemoração do Dia da Consciência Negra”.
Palestrante: Prof. Dr. Dagoberto José da Fonseca - Docente da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Franca.
- De 13 a 30 de novembro - II Mostra de Teatro Anjos da Cultura, no CEU "Eurides Ferraz Teixeira", homenageando a atriz Ruth de Souza.
- Dia 18/11, quarta-feira, às 14h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurídes Ferraz Teixeira” (CEU)
Palestra: "Racismo Institucional: visão sobre o negro na sociedade brasileira”.
Facilitadores: Coletivo Abayomi - USP Ribeirão Preto: Dr. Roberto de Barros Silva, Marcelo Domingos, Daniel Ramos, Eduardo Donaire, Danielle Marquez e Jéssica Valentim.
- Dia 19/11, quinta-feira, às 9h e às 14h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurídes Ferraz Teixeira” (CEU) - Festival dos Projetos de Capoeira e Danças Urbanas dos Polos Culturais de Sertãozinho.
Vale lembrar que, todos os sábados, de 21 de novembro até 26 de dezembro, às 18h, na Praça “Mané Gaiola”, haverá rodas de samba abertas à população. (Assessoria de Comunicação PMS)