Reforma da Previdência - E agora, como fica a sua aposentadoria?

03/01/2017

A Lei dos Sexagenários aprovada em 1885 marcou a imediata libertação dos escravos com mais de sessenta e cinco anos de idade. Aqueles que possuíam mais de sessenta, e menos de sessenta e cinco anos, tiveram que pagar um pedágio. Tiveram que continuar trabalhando por mais três anos para indenizar seus proprietários.

Parecia um avanço da legislação, mas não passava de enganação. Poucos escravos viviam o suficiente para ganhar a liberdade. Não chegavam aos 65 anos e morriam trabalhando.

Qualquer semelhança é mera coincidência.

 

Nova lei dos sexagenários

 

Um século depois o Governo apresenta a nova lei dos sexagenários, porém pior. Aquela libertava os escravos. Esta escraviza as pessoas.

A Proposta de Reforma da Previdência (PEC n. 287) condenará grande parte dos trabalhadores a morrer sem se aposentar. Os heróis que conseguirem se aposentar receberão o benefício por pouco tempo se comparado com o período que terão que contribuir.

A Proposta prevê que a aposentadoria integral só será alcançada, observada a idade mínima, depois de quarenta e nove anos de contribuição.